01/08/2008

Reforço policial pago por comerciantes arranca hoje no Bairro Alto

Lisboa, 01 Ago (Lusa) - Mais de 70 proprietários de restaurantes e bares do Bairro Alto, em Lisboa, estão a pagar policiamento extra, que entrará hoje em vigor, para assegurar a segurança da zona durante a noite.

O reforço policial está previsto entrar hoje em funcionamento, com um dispositivo de nove elementos, oito agentes e um oficial superior, estando cada estabelecimento comercial a pagar 120 euros por este reforço, pagamento que já estará realizado há cerca de uma semana.

"Achamos uma boa ideia [o reforço do policiamento] porque há sempre problemas nesta zona", explicou José Fernandes, gerente de um dos restaurantes que aderiram a esta iniciativa.

"Já pagámos esta semana os 120 euros e acho que já deve estar em funcionamento, disseram-nos que seria no dia 1 de Agosto", disse à Lusa.

Mas nem todos os comerciantes aderiram a esta iniciativa, discordando mesmo do seu fundamento.

"Estar a pagar por um direito que nós temos? Não, já me chega o dinheiro que pago ao segurança. Estão uns 70 bares a pagar 120 euros cada para andarem no bairro todo uns 9 polícias. Nem pensar", afirmou à Lusa, Filipe Sequeira, proprietário de um bar no Bairro Alto.

Também Omar Salcedo, gerente de um restaurante, explicou que costuma ter alguns "problemas na esplanada" mas que o seu patrão decidiu não aderir à iniciativa.

Questionado se considerava necessário este reforço, Omar é peremptório: "Eu sim, claro que sim. Mas o meu patrão não quer e ele é que manda".

Apesar de ter sido garantido em Abril deste ano, o reforço do policiamento da zona no âmbito de um protocolo já existente entre Ministério Público, PSP e CML que visa melhorar a eficiência das forças policiais ao tráfico de droga, serão os comerciantes a pagar do "próprio bolso" a segurança na zona

in rtp.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Filipe Sequeira tem razão,não pagar a "mais" a segurança a que tem direito e para a qual paga impostos (pagamos).
O que está em causa é o "Estado de Direito"que cada vez tira mais (impostos) e dá menos (segurança,justiça,saúde,educação etc).
Estado,Governo,Partidos que cada vez se degradam mais e cada vez têm menos sentido do dever público.
Teremos que pagar á PSP ,dos nossos bolsos, para termos segurança ?...
Já estamos aqui ?


1-8-08 LOBO VILLA