02/08/2008

PAY BY PHONE PARKING ou novos parquímetros?



A propósito das notícias recentes, sobre as alterações a introduzir na gestão do estacionamento, como por exemplo o facto da EMEL pretender adquirir NOVOS PARQUÍMETROS, convém ir ver o que se passa no resto da Europa.

Considerando a má experiência dos parquímetros em Lisboa, é estranho que se volte a insistir numa solução que depende demasiado do bom estado de conservação destes equipamentos. Muitas cidades da Europa estão a abandonar estas máquinas porque se chegou às seguintes conclusões:

-são equipamentos caros (um parquímetro com funcionalidades médias custa cerca de 5 mil euros)

-são um alvo fácil de vandalismo (como bem sabemos pela experiência de Lisboa)

-são um obstáculo à mobilidade dos peões, em particular dos cidadãos invisuais e com dificuldades motoras (em zonas de Lisboa com passeios mal dimensionados constitui grave problema);

-têm um impacto visual negativo, especialmente nas zonas históricas e/ou classificadas.

Considerando estes quatro aspectos negativos, assim como o actual património da EMEL constituído por milhares de parquímetros degradados e/ou obsoletos, porquê insistir na mesma solução quando já existem melhores sistemas, em pleno funcionamento, em várias cidades europeias?

'PAY BY PHONE PARKING': Cidades como Londres estão a fazer o abate das máquinas dos parquímetros, consideradas obsoletas, e em sua substituição estão a implementar o pagamento via telemóvel. Esta é uma alternativa verdadeiramente mais barata, mais eficiente, à prova de vandalismo e sem qualquer impacto visual negativo no Ambiente Urbano. Este sistema deveria ser explorado pela EMEL, a começar pelas zonas históricas e/ou classificadas de Lisboa, como por exemplo a Baixa, e o Chiado. O sistema 'Pay by Phone Parking', combinado com soluções mais convencionais como o pagamento com senhas pré-compradas, constituem actualmente a maneira mais barata e eficiente para gerir o estacionamento numa grande cidade.

É necessário reflectir muito bem sobre o anunciado projecto de investimento em novas máquinas uma vez que parece ir contra as tendências mais desenvolvidas do resto da Europa. Para além do aumento do número de funções num parquímetro se reflectir na subida do preço da máquina, devemos recordar ainda que a sua manutenção será pela mesma razão mais onerosa.

FOTOS: sinalização vertical com as instruções do 'PAY BY PHONE PARKING' num arruamento do centro de Londres (Maio 2008).

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quem como eu já vi junto ás Amoreiras um policia a, disfarçadamente, apanhar as moedas que os condutores colocavam nos parquimetros e que por avaria dos mesmos segundos depois de sair o comprovativo, as moedas saiam de novo, já tudo se espera