A história é simples:
O Bairro Alto está em classificação pelo IGESPAR mas continua a ser delapidado, ano após ano. Desengane-se quem pense que os Inglesinhos são/foram um caso esporádico. Nada disso. A 'empreitada' continua e ... na própria, e martirizada, Rua Nova do Loureiro, desta feita na antiga Torrefacção Lusitana, edifício sóbrio, e símbolo daquela zona do Bairro Alto. Como 90% das suas homólogas, uma dia foi fechada, abandonada e vendida. Depois especulada, para mais tarde o projecto de alterações, ampliação e mudança de uso da praxe.
Pouco importa se está num bairro classificado. Pouco importa se é um exemplar raro de arquitectura industrial. Também o eram a Engomadoria Ramiro Leão, na Pena, e a Fábrica de Chocolates Favorita, na Graça, por exemplo (e outras virão, como a Fábrica Simões, em Benfica); ambas desapareceram da face da terra, integral e ilegalmmente, sem que a CML ainda tenha feito nada para repor pelo menos as fachadas.
No que toca a esta torrefacção, em Maio passado, os 'Cidadãos por Lisboa' apresentaram uma proposta de classificação do imóvel, agendada para reunião de CML de 14 de Maio e «retirada pelo proponente por estar em preparação um projecto para o edifício, que será apresentado aos Cidadãos por Lisboa antes de ir a reunião da CML.» Só que o tal projecto em apreciação, projecto de arquitectura com ampliação e alterações, foi mesmo aprovado, nem um mês depois, a 12 de Junho de 2008, sem ir a reunião de CML em ser apresentado coisíssima nenhuma.
A coisa fica como segue imediatamente acima, se não houver ninguém que evite a coisa. O mais caricato é que já se vendem apartamentos do futuro edifício! Com vista soberba, diga-se!
Cadê os especialistas em arquitectura industrial? Cadê a Unidade de Projecto da Bica e do Bairro Alto? Cadê a Estrutura Consultiva do PDM? Cadê as medidas preventivas do processo de classificação do Bairro Alto como Imóvel de Interesse Público? Cadê a protecção ao chafariz da Rua do Século? Cadê a transparência?
Não há ninguém que páre isto?
5 comentários:
Isto de renovar uma cidade é realmente uma chatice.
Não desgosto da fábrica mas prefiro muito mais o novo projecto.
Está realmente muito bom.
Só é pena o edifício que está ao lado que por mim bem podiam mandar abaixo.
http://www.gvshp.org/848DOBruling.htm
"The Greenwich Village Society for Historic Preservation (GVSHP) http://www.gvshp.org/_gvshp/index.htm
hailed a dramatic reversal by the City today overturning a Department of Buildings ruling which would have allowed as-of-right high-rise residential development in manufacturing zones like the Meatpacking District and parts of the Far West Village "
continua
sempre estou para ver o q acontece aos edificios entaipados em frente..
antes assim do que abandonada. os CPL ia propor a classificacao mas isso nao e' nada. classificada e abandonada nao e' muito melhor que abandonada...
Enviar um comentário