09/09/2009

Lá vão mais uns candeeiros


Bom, parece que a famosa empreitada que manteve fechado o Jardim do Torel desde Janeiro, que se dizia reabrir em Maio, vai ver a luz do dia nestes dias e, portanto, o jardim vai ser "inaugurado" muito em breve. Independentemente do facto do jardim precisar visivelmente de obras, ele já as teve até nem há 10 anos, que também demoraram meses a fio, dessa vez por causa das drenagens, etc. Bom, na altura arrancaram os ciprestes magníficos que ladeavam a entrada do jardim (vive-se na ideia tonta de que o cipreste não dá sombra e, portanto, deve ser arrancado - será superstição?) e plantaram inevitáveis "árvores-palito". Bom, agora acabam de plantar novas, mais desenvolvidas, pelo que se espera que peguem.

Mas, coisa curiosa, desta vez, desta empreitada, resolveram retirar as colunas de iluminação originais - por sinal iguaizinhas às da rua Júlio Andrade, ou seja, nem a 5 metros de distância do portão do jardim - para "plantarem" duas fileiras (são até em número excessivo) de colunas pirosas, que comparadas com as originais, colunas e globos, são lixo.

Realmente, continuo sem perceber o critério de quem decide estas substituições abusivas do mobiliário urbano de época, de que são alvo preferencial os pobres dos candeeiros que ainda restam dos velhos tempos. Falta de gosto ou, simplesmente, lóbi?


Foto: JF São José

2 comentários:

Anónimo disse...

LOBO VILLA,.10-09-09

É evidente que cada demolição e cada "substituição", seja de árvores ou de candeeiros é uma negociata,de preferência a uma "Mota-Engil" qualquer ligada ao poder estabelecido. E isto já vem de trás,como a auto-estrada A8.
Nada do que se faz hoje é do interesse público,é tudo corrupção,i.e. do interesse privado das motas-engis ligadas ao poder.
É o país que temos hoje , sobretudo graças ao "Engº" Sócrates,o qual, como dizia o Dr Paulo Morais,a melhor reforma que fez foi a institucionalização da corrupção em todo o país...

Anónimo disse...

Concordo plenamente, basta ver quem vende os candeeiros ou até as árvores que são propostas para a substituição de outras.

Os viveiros da CML têm sido também eles alvos de ataques especulativos e não só...