14/09/2009

A "Nova" Quinta da Granja







A notícia já corria há algum tempo, mas ainda eram muitos os habitantes que duvidavam da mesma!...







Fotografias de Tiago Carvalho



Afinal, as obras na Quinta da Granja começaram mesmo (os primeiros tapumes apareceram logo depois da repavimentação da estrada na Av. do Colégio Militar e, desde então, o processo tem sido célere), para dar origem ao Parque Urbano da Quinta da Granja.





Fotografias disponíveis em
Câmara Municipal de Lisboa



Nos terrenos da Quinta da Granja de Baixo, propriedade municipal, vai nascer, até ao final de 2009, um Parque Urbano destinado ao lazer e às práticas de ar livre, dotado de uma ampla área verde e mobiliário urbano adequado. Deste Parque partirá um corredor pedo-velocipédico, que atravessará uma zona de hortas no fundo do vale (que serão mantidas e requalificadas), permitindo a peões e ciclistas a ligação a outros espaços verdes do Parque Periférico, nas zonas de Carnide e do Lumiar.

Como em tudo na vida, já existem alguns moradores descontentes com o facto de os montes que ali "nasceram" (ver fotos nº 5 e 6) irem permanecer mesmo assim (altos e junto aos prédios), invocando que quem estiver em cima deles conseguirá ver tudo para dentro das suas casas (no 1º andar).
Mas, sinceramente, perante a hipótese de ter ali mesmo à porta de casa um espaço verde, há coisas às quais nem se devia ligar (só mesmo nós, portuguesinhos, nos lembramos de ir espreitar para as janelas dos outros, quando na Holanda e noutros países europeus nem sequer usam cortinas e é ver o tamanho das suas amplas janelas)!

De saudar, também, a iniciativa que, contra ventos e marés, continua a ser mantida na Quinta da Granja de Cima pela família Canas da Silva.




** Texto publicado originalmente no blog "Retalhos de Bem-Fica"



9 comentários:

Anónimo disse...

Na Holanda, começa por nem haver montes.

Azarucho.

Anónimo disse...

Pois não.
Mas mesmo não havendo montes na Holanda, praticamente todas as janelas não têm cortinados e não é por isso que os papalvos se vão pôr a olhar para dentro de casa dos outros.
ABC

Anónimo disse...

Mas olhe que há um bairro onde diz que se fartam de olhar para dentro das casas das outras.

A Holanda é um país do caneco.

lmm disse...

1. Na Holanda não há cortinas.

2. A Holanda é um país desenvolvido e exemplar.

3. As cortinas em Portugal mostram o estado terceiro mundista deste país...

Onde já se viu querer ter alguma privacidade?! Labregos!

AJM disse...

Aqueles prédios, salta logo à vista. nem sequer ali deveriam estar. Um dos edifícios cortou literalmente ao meio a linha de água que ali passa, vinda da Pontinha e a correr para Alcântara. Por isso, e não só, foram inaugurados todos com ar condicionado de origem...ainda têm um parque à frente - eu diria, que sorte, ein?

Anónimo disse...

deixem-se de coisas

GRANDE PARQUE E GRANDE CICLOVIA QUE JÁ ESTA QUASE CONCLUIDA.

É UMA CICLOVIA GIGANTE QUE VEM LIGAR MONSANTO A TELHEIRAS.

cortaram duas faixas de rodagem para fazerem um separador para a ciclovia.

Já agora já esta concluida (finalmente) a ciclovia entre telheiras e o campo pequeno, que tinha sido cortada com a construção do estadio josé alvalade.

Vanda Noronha disse...

Toda a gente olha pelas janelas dos outros, conceitos de privacidade é que divergem.

Muita cena horrorosa vi eu pelas janelas inglesas...eu e todos os ingleses que conheço.

Anónimo disse...

Aqui em Inglaterra é muito raro ver uma casa com muros altos. Daí não compreender a necessidade dos portugueses de se esconderem atrás de grandes muros... ou há muita gente por cá sem muito para fazer que gosta de espiar as casas dos outros ou somos um pouco paranóicos.

Maxwell disse...

Parece um projecto interessante. Se não estiver em construção em àrea protegida ou penalizar algum 'acontecimento' natural (alguém falou num curso de àgua que ali passa?) parece-me uma boa ideia.