06/04/2008

Parque Urbano da Quinta da Granja concluído em 2009

Público Local de hoje

A Câmara de Lisboa vai criar até Junho de 2009 um parque urbano na Quinta da Granja de Baixo, em Benfica, que será posteriormente ligado ao Parque de Monsanto e de Carnide por vias pedonais e cicláveis.
"Vamos lançar o concurso para um parque urbano, em Benfica, em frente ao Colombo, na chamada Quinta da Granja de Baixo. Não será só um parque urbano, mas aproveitará as hortas que existem e que têm apenas de ser relativamente ordenadas", disse o vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Sá Fernandes, que hoje apresentou o projecto com o presidente da câmara, António Costa (PS). O parque deverá estar concluído em Junho de 2009, "na pior das hipóteses", segundo o eleito do Bloco de Esquerda, depois da realização do concurso e da obra, que demorará cerca de seis meses.
O parque, que vem suprir uma lacuna de espaços verdes na zona de Benfica, uma das mais populosas da cidade, terá uma área destinada à prática desportiva e integrará as hortas já existentes, que sofrerão uma "intervenção minimalista" de ordenamento e instalação de pequenas infra-estruturas para guardar utensílios. O objectivo é que este parque urbano, que deverá custar mais de 400 mil euros e terá numa primeira fase três hectares, venha a fazer a ligação entre o parque florestal de Monsanto e o parque de Carnide, através de pistas pedonais e cicláveis.
"Vamos ligar tudo isto para que as pessoas sintam que este corredor verde é irreversível. Em Junho de 2009 as pessoas vão perceber que existe uma estrutura verde da cidade e que o futuro PDM [Plano Director Municipal] vai ter isso tudo delimitado e que as medidas preventivas que estamos a estudar vão nesse sentido", sustentou Sá Fernandes.
O presidente da câmara referiu que esta "operação de ligação é um passo essencial para uma nova estrutura verde da cidade mais vivida e qualificada". E acrescentou: "É um desafio que supera largamente este mandato." Lusa
O pelouro dos Espaços Verdes está igualmente a negociar protocolos com instituições e privados que têm espaços verdes e património, para o estabelecimento de uma rota que se junte aos já existentes percursos das "árvores classificadas" e das "águas do antigamente", de travessia do Aqueduto das Águas Livres. O Seminário da Luz, que possui um jardim romântico do séc. XVII, e a Quinta da Granja já podem ser visitados nos últimos sábados do mês. Em negociação estão ainda protocolos com os proprietários da chamada Quinta do Alemão, na Bela Vista, e com a parte privada da Quinta de Bem Saúde, à Estrada da Luz.

18 comentários:

Anónimo disse...

Excelente ideia de salvaguardar este espaço (e as hortas) frente
ao Colombo. Ali pouco ou nada aconteceu desde as nossas brincadeiras na década de 60. Benfica é das zonas mais "mamarachadas" de Lisboa....e isto é uma óptima notícia.

JA

Filipe Melo Sousa disse...

Esse parque não serve para nada. Eu nunca o uso, não serve para nada. É um desperdício de espaço que seria útil para construção e estacionamento. É um desperdício escandaloso de espaço publico, e um enorme erro de gestão.

Anónimo disse...

"nunca o uso, não serve para nada" BRAVO !!! O ARGUMENTO MAIS ANORMAL DO ANO!!!!
Como ninguém te dá uso ...também não serves de muito

Anónimo disse...

Ó Filipe tu nunca dás uso aos poucos neuróneos que tens, logo o mais racional é fazeres uma lobotomia. Assim passavas a poder carregar na caixa craneana gasolina para a tua lata móvel, depois era só espirrares para o depósito da lata. E eliminavas a necessidade de tanto estacionamento se passasses a viver e fingir que trabalhas no carro.

Anónimo disse...

este parque já existe. não é um espaço verde novo. isso é que Lisboa precisa. mas o Sá Fernandes quer é fazer de conta que faz. Este espaço existe. NÃO É NOVO!!!!

Filipe Melo Sousa disse...

Surpreendentemente foi muito fácil demonstrar a dualidade de critérios aqui patente neste blog. Quando a utilidade de um bem público não vos toca pessoalmente o bem é inútil.

Bastou uma ténue provocação que caíram ingenuamente, condenando o princípio anteriormente defendido.

Anónimo disse...

A Aljazeera que o ature! O tipo é um impostor!

Anónimo disse...

...anteriormente defendido onde?

Anónimo disse...

o que aqui foi criticado fui um TEU arugumento....infantilóide. Posteriormente confirmas que ...afinal era uma provocação, o que leva à velha pergunra "criticas tanto, mas vens aqui tanto..para quê, porquê".

Tentas emendar a mão à tua boçalidade habitual, mas se trata de humor é como tu...muito bera.

e qaundo dizes "Quando a utilidade de um bem público não vos toca pessoalmente o bem é inútil." estás a falar de ti, certamente, mas a tacanhez impede-te de discernires a tua própria pessoa, enfum algo mais que Freud te ajudará a explicar

Filipe Melo Sousa disse...

Basta substituir "parque" por "ponte", e os meninos já subscrevem. Entende agora a dualidade de critérios? Isto é claro como as piadas, explicadas perdem a piada. Mas o meu amigo deve ser daquelas pessoas que se riem 3 vezes:

- uma vez quando ouve
- uma vez quando lhe explicam
- uma vez quando finalmente entende

Anónimo disse...

A notícia publicada pelo Jornal Público contem algumas imprecisões que convêm esclarecer:

1 – O Pelouro dos Espaços Verdes, através da DESA, está efectivamente a estabelecer contactos com algumas das quintas referidas. Este tipo de parcerias que se pretendem incrementar está em curso, não sendo de todo possível afirmar, conforme está referido na notícia que “…O Seminário da Luz, que possui um jardim romântico do séc. XVII, e a Quinta da Granja já podem ser visitados nos últimos sábados do mês..”

2 – Quer para o Seminário da Luz, quer para a Quinta da Granja de Cima, existe efectivamente a possibilidade de virem a ser visitadas, estando a periodicidade e as datas a serem objecto de definição com os proprietários e a C.M.L.

2 – Não é também verdade que os jardins do Seminário da Luz sejam do séc. XVII, mas sim do final do séc. XIX.


Nuno Ludovice

Anónimo disse...

"Basta substituir "parque" por "ponte", e os meninos já subscrevem" isso não está a ser discutido aqui...
Seguindo o teu raciocínio...como eu não uso...não serve para nada

Filipe Melo Sousa disse...

errado, segundo a política editorial deste blog, tal como se acabou de demonstrar

daniel costa-lourenço disse...

Há aqui post que violam regras de educação banais...já nem falo das regras de conduta deste blog....

Anónimo disse...

Enfim, finalmente boas notícias para Benfica. Pena ser em troca de mais uma via rápida urbana (depressiva). Benfica, para além de ser uma das mais populosas de Lisboa, conta com uma linha de metro que lhe passa tangencialmente (Azul) e uma estação de comboios que fica também excêntrica em relação à malha urbana. A ausência de política de estacionamento continua a provocar caos na Rua Gomes Pereira e a rua da Venezuela é uma lastimosa procissão de carros em marcha lenta. Também a falta de espaços de lazer é notória, sendo o Parque Silva Porto um local pouco recomendável, onde adolescentes passeiam impunemente cães perigosos, para além de local de bebedeiras e afins. Quanto ao Sr. Filipe Sousa, deve ser uma pessoa muito solitária que só consegue alguma atenção defendendo o indefensável, para provocar nos outros reacções epidermicas. Para este tipo de gente, para a próxima sua intervenção, o desprezo é o melhor remédio.

Anónimo disse...

Gostava que, na mesma medida que foram criados blogues sobre outras zonas de Lisboa, que houvesse um sobre Benfica, mas que não fosse confundível com o clube de futebol que tem o mesmo nome genérico. Procurando a palavra "Benfica" em qualquer motor de busca, só aparecem resulados relacionados com futebol.

Anónimo disse...

Nasci, e sempre vivi em Benfica.Esta noticia da Parque Urbano da Quinta da Granja é uma excelente noticia para os residentes de Benfica,que em termos de espaços verdes só tem a chamada mata de Benfica.Esta freguesia tem sido ao longo dos anos abandonada pela poder local,tendo-se degradado a todos os niveis Comércio,ordenamento e intervenção social.Deviamos ter uma junta mais interventiva e interessada em resolver os problemas da freguesia.

Alexa disse...

Caro Morador de Benfica: tem toda a razão... pesquisando no google ou em outros motores de busca, apenas aprece o clube de futebol, quando lá colocamos a palavra "Benfica".

No entanto, já existem alguns blogs sobre a nossa freguesia, entre os quais o "Retalhos de Bem-Fica" (http://retalhosdebemfica.blogspot.com).