04/09/2009
O Charme Vai Voltar ao Bairro Azul
In CML
«Bairro Azul vai ser Zona 30
O Bairro Azul - conjunto urbano de interesse municipal - vai sofrer uma intervenção, já durante este mês de Setembro, visando a sua classificação como Zona 30, isto é, uma zona que privilegia o peão, com a velocidade dos veículos limitada a 30 km horários. Para o efeito, serão criados novos espaços públicos pedonais e áreas de estacionamento para residentes, reperfiladas as vias e introduzidas outras medidas visando a diminuição e acalmia do tráfego rodoviário.
A intervenção inicia-se este mês de Setembro, com as medidas a introduzir numa primeira fase concluídas até final do mês. Nesta fase, a Rua Ramalho Ortigão terá sinalética a marcar as entradas na zona 30 e elementos físicos destinados a reduzir e acalmar a intensidade do tráfego rodoviário (sobre-elevação do pavimento e lombas e chicane para diminuição da velocidade). Paralelamente, são também introduzidas alterações "amigas" do peão: cortina de árvores, passagens pedonais mais directas e mais área para os peões, bem como a redução dos raios de curva. As áreas de estacionamento para moradores serão também aumentadas.
A requalificação urbanística irá prolongar-se por mais três fases, previstas para o triénio 2010-2012: requalificação do espaço público de ligação à Rua Marquês da Fronteira, novo desenho urbano na Rua Ressano Garcia, visando a acalmia do tráfego, criação de um novo espaço público frente à mesquita e de uma ligação directa da Avenida José Malhoa à Praça de Espanha. (Consulte aqui as fases da intervenção e respectivo mapa)
Este ano, a Câmara Municipal de Lisboa propôs a classificação do Bairro Azul como Conjunto Urbano de Interesse Municipal devido às suas características muito próprias de conjunto edificado da década de 30 do século XX, com a introdução das placas de betão na construção e projectos de qualidade, incluindo alguns dos arquitectos Norte Júnior e Cassiano Branco. Boa parte dos edifícios apresentam interessantes elementos de Art Déco. Esta classificação, que visa preservar as referidas características que dão identidade e charme ao Bairro, vai permitir a regulamentação de futuras intervenções, cujos critérios já foram alvo de estudo, de modo a não adulterar tais características.»
...
Fico muito contente com a notícia. Quem espera sempre alcança. Vamos ver é se não é só propaganda.
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12 comentários:
"vamos vêr se não é só propaganda" - que má onda, sinceramente, que final mais triste para um post tão bom
infelizmente é ao que estamos habituados.
Pena é ir ficar de pernas para cima.
Então e ciclovias? Não há ciclovias Art Déco?
Ora abóbora!
Uma boa iniciativa, a dar resposta às imensas queixas dos habitantes.
A Fase 2 lança a esperança da possível reposição das árvores destruídas pelo Metro. A ver.
Tenho no entanto algumas sugestões, tais como a restrição de transito na Rua Henrique Alves e a inclusão de mais passadeiras na António Augusto Aguiar: Já assistiram à gincana dos peões nesta avenida?
Como faço para fazer chegar estas sugestões à CML?
Amigo Karl, pode ir ao WEBSITE da CML em :
www.cm-lisboa.pt
Neste sítio tem presente todas as informações que precisa.
Cumprimentos.
Uma boa notícia!
Espero que seja para cumprir.
Duvido que alguém consiguisse já circular a mais de 30 no bairro. Mesmo na Ramalho Ortigão.
Depois vejo que entupiram a ligação da Ressano Garcia à Marquês de Fronteira e já anunciam amiguices do peão. Estrada e passeio convencionais não são inimigos do peão. Chinesices como as do Abecassis na Rua do Carmo é que são um perigo. Estou para ver...
Cumpts.
Mais propaganda, para quem não tinha dinheiro, está com muitos projectos na final de mandato ou só eu é acho isso?
não repararam nas datas, pois não?
tudo lá para os confins de 2011-2012 e adiante
Não. A zona 30 no bairro azul é já este Setembro. Faz favor de lêr melhor. Fica tão irritado de haver obra que sai logo asneira.
Ó anónimo, um final de mandato de 2 anos acaba no último dia, se não se importa. Ou devia acabar 1 ano antes para poder vir aqui dizer que não se fez obra?
Curioso, mas alguém passa por lá regularmente?
Vejamos, zona central, muito tráfego automóvel... "Que tal diminuirmos a velocidade e cortar a estrada?" "'Bora!"
Ah... agora sim, temos engarrafamento no bairro como já não havia há anos... Que bom, finalmente vivo numa cidade moderna.
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