02/11/2009

Reclamação barulho nocturno no Bairro Alto de 30 para 31-10-09

Chegado por e-mail:

Exs. Senhores

Sendo moradora do Bairro Alto, com a ID de munícipe nº 338277, vítima do insistente barulho nocturno, venho apresentar uma reclamação escrita pelo facto, mais uma vez, ocorrido na noite de 30 de Outubro 2009, de sexta-feira para sábado passado.
À 1h e 20 da manhã, após ter tentado infrutiferamente dormir durante a hora anterior, coisa que se revelou impossível, levantei-me da cama para telefonar para a polícia municipal reclamando do alto volume de som da música, nomeadamente a batida de bateria, que se ouvia distintamente no meu quarto em clara, obvia e violação violenta da Lei do Ruído. Efectivamente o agente que me atendeu referiu que essa era uma situação habitual e que alertaria os colegas de giro para fazerem cessar o ruído. Verifiquei com gosto que à 1h 35 a bateria tinha parado e eu pude finalmente dormir.
Antes do telefonema para a polícia, tinha tentado identificar o local do barulho olhando pela minha janela que dá para a Rua das Gáveas, frente à Travessa dos Fiéis de Deus. O barulho não era da Rua das Gáveas mas vinha de uma das transversais da Travessa dos Fiéis de Deus, de algum restaurante ou bar numa dessas esquinas, provavelmente da Rua do Norte ou acima. Ou seja, a uma distância de umas duas ruas da minha casa e, no entanto, o volume de som era tal que parecer ser mesmo ao lado…
Nessa zona, tenho assistido, sempre da janela, a músicos de rua a tocarem na própria rua - na esquina da Travessa dos Fiéis de Deus com a Rua do Norte - para as pessoas que estão nas esplanadas, mas normalmente isso acontece à hora de jantar e pouco depois; não é incomodativo e devo dizer que aprecio o Jazz e Blues aí apresentados. Suponho que tenha ocorrido uma dessas situações, mas durante a noite e isso sim é um desrespeito objectivo do direito ao repouso dos moradores do Bairro Alto.
Há duas ou três semanas atrás ocorreu precisamente a mesma situação de música nocturna em alto volume e resolvi tomar um comprimido para dormir pois só assim consegui adormecer. Ora se a música a altas horas passa a ser comum na minha zona do Bairro Alto o recurso a comprimidos não é solução. Não sou eu que violo a lei, são os restaurantes e bares que contratam os músicos de rua ou passam música a um volume absurdo.
Vivendo no Bairro Alto há perto de 20 anos, já tomei as medidas que estavam ao meu alcance para conviver com um nível de som demasiado alto; a minha casa, que é antiga e recuperada, tem janelas com vidros duplos e no meu quarto tive que mandar colocar uma segunda janela também com vidros duplos, além de ter portadas grossas de madeira antiga. Supostamente o barulho não me deveria chegar depois de ter colocado essas barreiras arquitectónicas. Infelizmente, e com tudo isso, ainda sou vítima dos excessos musicais e outros que ocorrem no Bairro Alto durante as noites de fim-de-semana. Calculo que a situação dos meus vizinhos de Bairro não seja tão protegida e por isso será bem pior do que a minha!
É da responsabilidade dos órgãos competentes; CML, Polícia e Junta de Freguesia da Encarnação, prover a que situação seja corrigida, venho lembrar que a Lei do Ruído também deve ser aplicada no Bairro Alto e que a sua violação sistemática e objectiva tem passado demasiadas vezes impune. Queiram exercer o poder que os munícipes vos entregaram nas últimas eleições autárquicas confiados de que poderiam fazer mais e melhor pela vida dos moradores do Bairro Alto.
Com os melhores cumprimentos,
Maria Alfreda Ferreira da Fonseca

7 comentários:

Anónimo disse...

Se os vidros quadruplos não resolveram a situação significa que a casa (entenda-se material das paredes, isolamentos que possivelmente não existem) não presta. Se se sente incomodado pode sempre tomar medidas para isolar as paredes de sua casa.

Anónimo disse...

O comentário das 2:30 PM é de tal maneira estúpido e idiota que até faz aflição.

Segundo o post, a casa em questão é antiga e foi recuperada. Então na opinião "desta inteligência" a pessoa ainda tem de gastar mais dinheiro (do que aquele que já gastou com as janelas) para isolar as paredes??
Não há uma lei do ruído? As pessoas que são incomodadas no seu DIREITO DE PODER DORMIR DESCANSADAS À NOITE é que têm de isolar tudo em casa? Então os bares e restaurantes, não serão eles que têm de fazer todos os isolamentos acústicos para não incomodarem quem ali mora?

Está tudo ao contrário. Haja vergonha!

Efcm disse...

espero que o autor do primeiro cometário tenha a sorte de ter, um vizinho que goste de ter musica alta, faça barulhos etc etc, durante a noite

ai acho que ele não se queixar do vizinho, pois quem esta mal é ele e deveria isolar melhor a casa dele do som...

Anónimo disse...

Quem vai morar para o Bº Alto já sabe o que procura. Sossego não é de certeza. O Bº Alto tem obrigação de ter uma licença especial de ruido.

Rui Mateus disse...

Solidariedade de Santos-o-Velho
As leis existem para o ruído, mas não se aplicam. A Polícia Municipal, a DCA, a CML - todas estas autoridades ignoram sistematicamente as queixas dos moradores em benefício do poderosíssimo lobby da noite. Com as consequências que se conhecem na saúde física e psíquica dos moradores.

Quanto aos cretinos que dizem que quem vai para o BA já sabe o que espera, isso lembra a conversa da jovem que foi acusada de merecer ser violada pelo facto de andar de mini-saia na rua.

Cidadania precisa-se, até aqui,

Anónimo disse...

Se a lei foi feita e para comprir , nos um país de 1 mundo quando toca a lei somos país de terceiro a situaçao do bairro alto acontece em varias localidades eu sou testemunho de uma situaçao que o infrigidor da lei ainda ameaçou a pessoa que estava no seu direito e a conclusao da situaçao e que nos dias seguintes continua na mesma o barulho o abuso a policia que passava por ali todas as noites deixou de passar ainda se diz que Mafia e so em Italia ...A LEI E PARA COMPRIR SEJA ELE QUEM FOR ...
Ou sera se alguem botase fogo a um desses restaurantes bares etc seria ignorado pela lei ??????

Anónimo disse...

Infelizmente é uma realidade, existem dois mundos opostos, o pessoal que gosta da noite e está-se pouco marimbando para as vizinhanças, e o pessoa que sofre diariamente com situações de ruído sem qualquer tipo de bom senso.

Tenho um caso parecido, tenho um Bar debaixo de casa, desde que o mesmo abriu que vivo uma guerra com as autoridades, querem saber qual é o resultado, Bar 1 - Moradores 0. Infelizmente é assim, ninguém quer saber disso para nada, até porque a determinada altura o poder das influências é que resultam, e como sabemos quem tem esses bares é muito conhecido e é uma luta desigual.

Tenho um relatório de incomodidade que comprova que o bar faz um ruido acima do permitido, para terem uma noção o limite em horário noturno é de 27db no meu caso o Bar faz barulho ao ponto de alcançar os 42db, isto às 1h30 da madrugada, de segunda a domingo. Inexplicável, se ninguém fizer nada vou acabar por fazer asneiras nos próximos tempos.

Outro aspecto é ver comentários de "pessoas" a acharem que quem está mal que se mude, sinceramente nem comento porque não se pode insultar nestes blogues, mas a vontade que tenho seria mesmo a de vos pedir com jeitinho que fossem todos para a...