03/02/2010

Escola Superior de Música de Lisboa abriu a sede desenhada por Carrilho da Graça


In Público (3/2/2010)
Por Vanessa Jorge

«O edifício era tão esperado quanto diferente em relação aos imóveis vizinhos. Mas foi o centro das atenções porque era a prenda do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), que comemorou ontem o seu 24.º aniversário com a inauguração das novas instalações da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), em Benfica.

O arquitecto Carrilho da Graça foi quem projectou esta nova casa "que veio proporcionar melhores condições pedagógicas" à comunidade escolar, segundo o presidente do IPL, Vicente Ferreira. O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, destacou, por seu lado, a importância desta escola no panorama nacional, sublinhando que "a formação artística é essencial para o futuro de qualquer cultura humana".

As instalações ontem inauguradas eram esperadas com ansiedade. "O edifício antigo era fabuloso, mas não tinha condições para ter 300 alunos a circular", escreve o responsável pelo curso de Jazz, Pedro Moreira, na última edição da revista Politecnia.

O próximo passo para o IPL é transferir para o interior do campus o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e a Escola Superior de Dança (ESD).

Vicente Ferreira referiu ainda que o "contrato de confiança" que o Governo subscreveu com os politécnicos - e que prevê um acréscimo de 100 milhões de euros, por ano, no orçamento para o ensino superior até 2014 - é para ser cumprido.»

...

Mas esta escola não estava já a funcionar há mais de 1 ano?

Que se seguirá para as antigas instalações e as outras que se lhe seguirem? Manterão funções similares? Serão vendidas e transformadas em condomínios?

Sem comentários: