19/02/2010

Câmara de Lisboa vai reunir-se com lojistas da Rua do Carmo

In Público (19/2/2010)
Por Vanessa Jorge

«Obra de Siza Vieira nos terraços do Chiado não dá descanso aos comerciantes da Baixa

Ao entrar-se numa das lojas mais antigas do Chiado, não se dá atenção às peças que tem para venda, mas sim à água a cair para garrafas de sumo que servem de improviso para não destruir a montra. A Luvaria Ulisses é uma das afectadas pelas obras dos Terraços do Carmo. Para além de fissuras e infiltrações que causam curtos-circuitos, há "o barulho constante", que "é incomodativo", diz o sócio-gerente da loja, Carlos Carvalho.

A culpa, diz, é das obras em curso, mas para os lojistas não é a construção de um jardim suspenso junto ao convento do Carmo e a ligação do percurso pedonal do Pátio B ao Largo do Carmo e aos terraços do quartel da GNR que irá trazer mais clientes. As esperanças dos comerciantes residem numa reunião com a câmara, agendada para a próxima semana. "Não estamos contra a obra, mas sim contra quem não a sabe fazer", assegura uma das comerciantes.

António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, considera que as infiltrações, consequência da obra imaginada por Siza Vieira, traduzem uma situação "grave". Os arquitectos camarários já foram ver as lojas. "Não sabem de onde vem tanta água", diz uma colaboradora da Joalharia Carmo. O pronto-a-vestir Carmus é o único que se pode sentir mais descansado, pois teve "90 por cento de melhorias" com a colocação de um tubo de escoamento, diz o sócio-gerente da loja.»

...

Até que enfim. Foi preciso o Presidente de CML intervir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Siza Vieira...conseguiste enganar mais uns! Pois a culpa não é tua...é dos engenheiros (mais uma vez)!
Não sabias das condições daquela zona? Vês se a tua marxcisante teimosia tivesse permitido fazer estacionamento subterraneo, terias oportunidade de fazer poços (verticais está claro) drenagem de aguas pluviais e outras, assim temos uma sucessão de paredes de sustentação de terras...entendes?
Não esqueças que fizeste o mesmo erro na Rua Antonio Maria Cardoso, muito provavelmente só se irá saber daqui a alguns anos.
A tua vaidade sempre se sobrepôs ao bom senso, conseguiste o que querias para ti e para os outros não foi?...deu jeito o cartãozinho do PC na mão...pois, pois...

Nota: devido ao défice democratico e à falta de liberdade de expressão será anónimo.