23/03/2010

Cinco crias de espécies raras nascem no Jardim Zoológico

In Público (23/3/2010)
Por Vanessa Jorge

«O Jardim Zoológico de Lisboa foi a sala de partos de mais cinco novas crias de espécies ameaçadas. As famílias dos tigres-de-samatra, dos bongos e dos coalas estão em risco, mas as do Zoo de Lisboa cresceram.

Os coalas, animais de hábitos nocturnos e bastante solitários, apesar de viverem em grupos, têm mais um macho. Kiwa (o que significa luz do dia) vem iluminar esta família proveniente das regiões do Leste e Sudeste da Austrália. Apesar de ter nascido em Maio do ano passado, só agora é que Kiwa saiu da bolsa da progenitora. Pesa apenas 1,20 quilos e vai continuar dependente da mãe, pelo menos até fazer um ano de vida.

O casal de tigres-de-samatra, Sigli de sete anos, e o macho Pentekar, de quatro, não pouparam esforços para aumentar a família. Mais três aquisições, duas fêmeas e um macho que nasceram em Junho passado. Na longa família dos tigres, esta espécie é a mais pequena e também uma das mais raras. Em estado selvagem, está estimado que existam apenas 400 exemplares, nas florestas tropicais húmidas, na ilha de Samatra, na Indonésia.

Apesar de a Primavera ter chegado há pouco, Tempestade nasceu no passado mês, dia 12, numa família de bongos. A mais nova cria, uma fêmea com o nome a fazer justiça ao dia chuvoso em que nasceu, depressa se adaptou ao grupo e está a ter um desenvolvimento positivo.

Habituados a viver em florestas tropicais densas, bosques e terrenos com coberto de bambu, na África Central, estes animais, parecidos com os veados mas de riscas no dorso e com pelagem castanho-avermelhada, estão ameaçados pela destruição do seu habitat natural e pela caça.

O Jardim Zoológico de Lisboa com 125 anos e acolhe, actualmente, 2000 animais, de 360 espécies. Um dos seus objectivos principais é a reprodução de espécies em vias de extinção, como sucedeu com estas cinco crias.»

Sem comentários: