24/03/2010

António Costa quer aumentar biodiversidade em 20 por cento no prazo de uma década

In Público (24/3/2010)
Por Inês Boaventura


«Em Novembro, a autarquia quer lançar um guia dos percursos de Monsanto e reabir a Estufa Fria

Sabia que em Lisboa existem mais de 140 espécies animais e 123 vegetais, grande parte das quais no Parque Florestal de Monsanto? O socialista António Costa admitiu ontem, no dia em que a autarquia lisboeta assumiu o compromisso de aumentar a biodiversidade do concelho em 20 por cento até 2020, que aqueles números constituíram "uma surpresa" para si.

Muita gente desconhece que em Lisboa existe esta quantidade de espécies", reconheceu também o vereador do Ambiente Urbano e Espaços Verdes. Segundo José Sá Fernandes, há no concelho 100 espécies de árvores, seis de peixes, quatro de anfíbios, 12 de répteis e 18 de mamíferos, além de várias espécies de artrópodes. Quanto à flora, são 123 as espécies de árvores, arbustos e herbáceas identificadas.

Ontem, a autarquia estabeleceu um protocolo com a agência municipal Lisboa E-Nova e com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, com vista à elaboração até Outubro deste ano de uma matriz de indicadores de biodiversidade urbana, e subsequente mapeamento dessa realidade. O objectivo último é "aumentar o potencial de biodiversidade da cidade de Lisboa em 20 por cento até 2020".

"É um programa muito ambicioso mas acho que está completamente ao nosso alcance", disse o vereador Sá Fernandes, sublinhando que o cumprimento dessa meta se traduzirá numa maior qualidade de vida para os cidadãos. "É um passo corajoso e creio que é inédito", afirmou, por sua vez, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, que marcou presença na apresentação do programa Biodiversidade em Lisboa 2010, realizada ontem na Câmara de Lisboa.

O vereador do Ambiente Urbano e Espaços Verdes aproveitou a oportunidade para divulgar uma série de iniciativas que vão ter lugar nos próximos meses, por ocasião do Ano Internacional da Biodiversidade. Entre Julho e Agosto, com a conclusão das obras de requalificação de vários jardins e a abertura de esplanadas, será tempo de "fruir da biodiversidade".

Entre Novembro e Dezembro, a Câmara de Lisboa prepara-se para lançar um guia de Monsanto com cerca de 150 páginas, dando conta de todos os percursos possíveis no interior do parque florestal, seja a pé ou de bicicleta. Também nessa altura deverá reabrir a Estufa Fria, que está encerrada desde Abril de 2009 devido ao risco de colapso da cobertura e cujo final das obras estava previsto para Agosto.

Quanto às actividades já realizadas nos primeiros meses de 2010, Sá Fernandes destacou a plantação de mais de seis mil árvores e a limpeza de infestantes em Monsanto.»

5 comentários:

A.lourenço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.lourenço disse...

Pena é que neste ano da Biodiversidade existam tantos projectos nefastos para Monsanto. Não me canso de os repetir:Manutenção do clube de tiro,instalação de serviços no Panorâmico de Monsanto, as obras da REN , já em andamento,e quantos mais virão. Parece que o Deltatejo vai continuar em Monsanto.A manutenção do Parque continua deficiente e o automóvel a ser o Rei pois nunca mais existe coragem para regulamentar convenientemente o trânsito.
Esta noticia é muito boa e generosa para com a cidade, mas é pena que constantemente se dê com uma mão e se retire com a outra.O presidente António Costa ficou surpreso?de certeza que muitos outros responsáveis políticos também, assim como muitos lisboetas.Acredito que se o Dr. António Costa tivesse um pouco mais de noção do que é Monsanto outra política para o Parque seria tomada.Monsanto tem uma riqueza incalculável e confesso que começo a estar cansado de tanta hipocrisia.

Anónimo disse...

resta saber se será cumprida ou se é com muitas outras que se fica pelo papel...

Anónimo disse...

havia aí um que dizia ser melhor fazer um campo de golfe em monsanto. eheh um inútil talvez

Anónimo disse...

Sá Fernandes também podia ter dito que foram abatidas centenas de árvores para alargar os territórios da REN, para uma central eléctrica e cujo projecto ninguém pôde consultar.

Contundo, fiquei satizfeito que tenham concluido o projecto de requalificação da enconsta do Casal Ventoso, espreo que continuem a investir nessa zona.