25/11/2010

Espaço público defronte à estação Sul Sueste:


Foi aprovado em reunião de CML o projecto da Frente Tejo para a zona defronte à Estação Fluvial Sul Sueste. Finalmente um projecto 100% impecável, pelo menos visualmente, tendo em conta a impossibilidade de facto de plantar árvores no centro da placa, por causa da reduzida espessura do pavimento sobre o túnel do Metro, pelo que ali será sempre árido (é o resultado de se fazerem obras - o túnel do Metro - sem entendimento prévio entre as várias entidades...).

Parece-me que a disposição das fileiras de árvores, as espécies de árvores escolhidas, o pequeno "anfiteatro" virado para o Cais das Colunas, os materiais escolhidos para o pavimento, o desenho do mesmo, são tudo boas ideias e bem apresentadas no papel. Fica a dúvida sobre os elementos escultóricos a colocar no espaço árido.

Depois do projecto da Ribeira das Naus, cujas "aberrações" consistem, basicamente, nas rampas (que ainda são demasiado altas) e no estacionamento subterrâneo junto às Agências, há pela primeira vez um projecto com cabeça, tronco e membros com a assinatura da Frente Tejo, sem lugar a "alçapões", assim seja implementado na sua totalidade.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que horror, não merecem a cidade que têm. Os desenhos são elucidativos.
Basta umas arvores e ficam todos bem?

Anónimo disse...

Este a juntar com os existentes e a destruição do Arsenal da Marinha, aquela palhaçada de planos inclinados e que custam uma fortuna (10 milhões de euros) justificam a imediata dissolução e acabar com a sociedade Frente Tejo.
Este dinheiro seria bem melhor investido na melhoria das condições de habitabilidade dos lisboetas.
Estas fantasias na e da Frente Tejo estão a consumir e a destruir definitivamente a frente rio.

Paulo Ferrero disse...

Gosto do projecto, e creio que melhor será impossível, dada a restrição de não se poder plantar nada naquele deserto imediatamente à frente da estação...

Paulo Ferrero disse...

falo de árvores, não falo de couves, claro.