11/05/2012

Ocupas de prédio da câmara têm de sair




Por Marisa Soares in Público
O grupo de jovens que ocupou o número 94 da Rua de São Lázaro, em Lisboa, vai mesmo ter de abandonar o espaço até à próxima quarta-feira. A vereadora da Habitação da câmara, Helena Roseta, recebeu ontem os representantes do grupo, aos quais disse que não vai abrir excepções.
"Disse-lhes que esperava que eles saíssem pacificamente porque não quero confrontações, mas não posso deixar de cumprir os regulamentos", afirma Helena Roseta. O grupo que ocupou o espaço a 25 de Abril, em solidariedade com o grupo de activistas do movimento Es.Col.A, foi notificado a 2 de Maio para abandonar o edifício municipal devoluto.
"O edifício não está em condições de segurança e por isso é que não está atribuído", esclarece a vereadora, sublinhando que seria uma "iniquidade" tratar o colectivo de forma diferente do resto dos munícipes. "Todos os dias tenho de mandar fazer desocupações. Não podemos consentir que uns sejam tratados de uma maneira e outros de outra", diz.
Segundo a vereadora, compareceram na reunião três pessoas que foram mandatados pela assembleia dos ocupantes. O PÚBLICO tentou contactar um membro do grupo de ocupas, que disse não estar disponível para prestar declarações até ao fecho desta edição.
O objectivo da reunião era também conhecer os projectos do grupo e propor-lhes a participação nos programas que a câmara tem para o desenvolvimento da Mouraria. "Eles não apresentaram nenhuma proposta", garante a vereadora.
Os representantes entregaram uma carta aberta a Helena Roseta. Nela referem que a vereadora despejou os anteriores ocupantes do número 94 da Rua de São Lázaro, a 25 de Novembro de 2010, com a justificação de ter projectos aprovados para o edifício. "Não aconteceu nada mais que a lenta continuação da ruína do prédio. Uma degradação testemunhada pelos nossos vizinhos que nos vêm congratular ao ver o prédio ganhar vida", sublinham.
Entretanto, o Tribunal de Pequena Instância Criminal do Porto decidiu ontem condenar a penas de multa e penas de prisão suspensa na sua execução os três detidos a 19 de Abril por envolvimento em escaramuças com agentes da PSP durante o despejo da Es.Col.A da Fontinha.

1 comentário:

Julio Amorim disse...

E eu exijo saber em que quarta-feira é que os ocupas dos passeios de Lisboa vão ter que desocupar os mesmos !