05/04/2007

Variedades reabre em 2008

Susana Leitão
Rui Coutinho (imagem)

«O Teatro Variedades, no Parque Mayer, Lisboa, vai ser reabilitado e estará pronto para receber espectáculos em Maio de 2008. O processo de licenciamento está já a decorrer, segundo disse ao DN João Mesquita, presidente da Junta de Freguesia de São José, adiantando que a autarquia não terá qualquer custo na revitalização daquele espaço.

Para já, a recuperação do edifício vai estar a cargo da empresa Utopia Filmes, que promete colocar novamente aquele teatro nas agendas culturais da capital. A câmara concedeu à empresa a "dinamização cultural do Teatro Variedades por quatro anos", explica João Mesquita
. (...)»

Bom, esta é uma notícia esquisita. Porquê?

Porque, se era para recuperar os teatros e o espaço do Parque Mayer, então tinha sido a coisa mais simples do mundo, devia ter sido explicada há anos e ter-se-ia evitado esbanjar tempo e dinheiro com Gehry, viagens, etc. E agora? É para continuar pelo ABC, Capitólio, Paiva, etc.? Ou é só cosmética?

Se a opção for a reabilitação de todos os espaços, então pensem em colocar no Parque Mayer 2-3 lojas, 2-3 restaurantes que atraiam público e público jovem, e tirem-me dali aquele parque de estacionamento. Coloquem muitas árvores e façam uma ligação ao Jardim Botãnico. Verão como com relativamente pouco dinheiro, teremos todos um Parque Mayer atractivo e frequentado. Simples!

1 comentário:

Anónimo disse...

olha!
Parece que se lembraram que recuperar o Parque Mayer nem é muito difícil. Isto dá-me vontade de rir.
O que pagaram a Frank Ghery dava para fazer um praça interior ladeada dos teatro existentes, com ligação ao jardim Botânico, sem implicar pressões adicionais de trânsito, de volumetrias ou ao próprio jardim.
Recuperados um ou dois teatros e instalado comércio ou restauração temos o parque mayer que é suposto ou que, tendo em conta os tempos, deveria existir.