11/05/2007

Adiantamento de 9,9 milhões por lucros futuros. Sporting também recebeu

In Correio da Manhã (11/5/2007)
Sérgio Lemos

«Santana Lopes liderava a autarquia na altura dos adiantamentos
A Câmara de Lisboa concedeu em 2004 ao Sporting Clube de Portugal um adiantamento de mais de 9,9 milhões de euros por conta de lucros futuros decorrentes da construção e comercialização de 200 fogos na Quinta José Pinto, em Lisboa. Mas, três anos depois, o projecto ainda nem sequer foi aprovado pela autarquia.

No total, em 2004, a Câmara de Lisboa, liderada por Santana Lopes, adiantou a clubes desportivos, através da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL), 19,9 milhões de euros. Já que, conforme avançou ontem o CM, também o Benfica recebeu um adiantamento no mesmo valor do que o Sporting, relativo a 200 fogos no Vale de Santo António. Esta situação foi denunciada pelo vereador do BE, José Sá Fernandes, e confirmada por um relatório da Inspecção-Geral das Finanças (IGF), entregue anteontem à tarde aos vereadores na reunião camarária.

Mas, de acordo com o relatório de contas da EPUL de 2004 a que o CM teve acesso, também o Sporting recebeu 9,9 milhões de euros. “Na conta de ‘Outros Devedores’ encontra-se registado um saldo devedor de 19 950 000 euros relativo a adiantamentos efectuados pela EPUL, em 31 de Dezembro de 2004, ao Sport Lisboa e Benfica, de 9 975 000 euros, e ao Sporting Clube de Portugal, de igual montante, por conta de futuros lucros [...] na sequência do previsto nos Contratos Programa” celebrados entre a Câmara de Lisboa, a EPUL e os clubes desportivos, pode-se ler no relatório.
(...)»

Sem comentários: