14/09/2007

António Costa anuncia "via verde para peões" na Semana Europeia da Mobilidade

In Público (14/9/2007)
Inês Sousa

«A Semana Europeia da Mobilidade, a celebrar entre os próximos dias 15 e 23, e subordinada ao tema Melhores Ruas para Todos, vai ficar marcada por "medidas estruturantes", anunciou ontem, em conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.
O autarca sublinhou que não pretende que esta iniciativa fique "marcada por acontecimentos efémeros", mas sim por medidas que tornem "a cidade mais amigável". Uma das acções integradas nesta iniciativa e resultante de uma parceria da câmara com a Carris é a criação de duas carreiras de autocarros com facilidades de acesso a deficientes e outras duas que irão possibilitar o transporte de bicicletas. Para esta semana está também prevista a reabertura do ascensor da Glória, mais precisamente na terça-feira.
Outra das medidas a tomar, e que tem como principal objectivo dar prioridade aos peões, é um programa de reorganização das passadeiras localizadas na Baixa e uma reprogramação das temporizações dos semáforos na mesma zona, de forma a que, nas palavras de António Costa, se crie "uma via verde para os peões". No mesmo âmbito será iniciado um programa de rebaixamento dos passeios.
Com vista à redução da sinistralidade e suas causas, o presidente da Câmara de Lisboa prometeu a correcção dos pontos negros da cidade. Com o mesmo objectivo vai também ser lançada uma campanha que pretende incentivar a utilização do táxi à noite, cujo lema se aproximará da frase "se beber não conduza e apanhe um táxi", anunciou António Costa. Nesta iniciativa está também integrado o Dia Europeu sem Carros, previsto para o sábado de 22 de Setembro. Entre as 8h e as 20h estará vedado o acesso ao trânsito em toda a zona da Baixa, incluindo a Avenida da Liberdade até ao cruzamento com a Rua Alexandre Herculano. (...)»

Algumas boas medidas, que se esperam sejam frutíferas e perenes. A ver.

Sem comentários: