02/11/2007

Da série "Cinemas desaparecidos"


O Cinema Star ( Av. Guerra Junqueiro).
Foto : Arquivo Fotográfico CML

5 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Ainda bem que para cada cinema desaparecido, apareceram até aos dias de hoje uns 5 ou 6. Se forem ao corte inglês têm mais de 15 salas à escolha. Outra coisa: garanto-vos que os bancos são bem mais confortáveis do que esses antigos que aqui mencionam, ao estilo das desconfortáveis cadeiras de madeira da ópera mandada construir pelo Wagner em Bayreuth para os espectadores não adormecerem. Mas aconselho estes bancos dos antigos cinemas para o espectador conseguir aguentar um filme do manuel de oliveira até ao fim. Deve ser o único modo.

Anónimo disse...

o star era confortavel. Talvez não tivesse pipocas como "o corte", talvez não estivesse num centro comercial, mas enfim.

Anónimo disse...

Bem....há cinemas (e CINEMAS !) desaparecidos. E os cinemas com C dos grandes, eram bem mais que...cinemas, eram instituições sociais, eram arquitectura exterior e interior da melhor, não esquecendo todo o resto ao redor, os intervalos....longos com aquela bica adorável e o papo obrigatório, os écrans com E grande, eram som e acústica da melhor, eram algo de muito especial e a visita quase sempre feita com roupa "de domingo". Lá para os princípios de 1970 começaram a aparecer salas bem mais confortáveis, mas à custa de quase todo o resto. Bem....hoje só de pensar que tenho que aturar algum primata a comer pipocas ao meu lado.....fico em casa...com ou sem bancos confortáveis.


JA

Anónimo disse...

Dado que escrevi uma Memória de Filmes que vi erm dezenas de cinemas de Lisboa a maior parte desaparecidos e para publicar o texto fotografias pelo memnos de alguns davam muito jeito pergunto à estimada blogger se no Arquivo da CML existem mais fotos de outrtos cinemas ? Eden Piolho, Salão Lisboa, Bélgica, Imperial p ex?

obrigado

Manuel Rialto@portugalmail.pt

Alexandra disse...

Caro Manuel Rialto
Existem, sim.
Basta fazer uma pesquisa no site do Arquivo Fotográfico da CML, cuja ligação pode encontrar aí ao lado na lista da direita.
@mm