08/04/2008

Exigido teatro de revista no Parque Mayer

In Jornal de Notícias (8/4/2008)

«A necessidade de manter o teatro de revista e salvaguardar o património da Faculdade de Ciências de Lisboa, incluindo o Jardim Botânico, marcaram, ontem à noite, o primeiro debate sobre os resultados do concurso de ideias para o Parque Mayer.

Conhecidos os cinco projectos finalistas do concurso de ideias promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, ouviram-se no auditório do Museu de História Natural críticas à maneira como este decorreu e à alegada falta de sensibilidade para o património do teatro de revista. Hélder Costa, empresário do Teatro Maria Vitória, afirmou que apesar da imagem de degradação do Parque Mayer, "o teatro de revista é o que sempre resultou ali, tem força, existe e tem muitos artistas".

"Terá que haver pelo menos um teatro para a revista à portuguesa, independentemente de o teatro Capitólio ser mantido como espaço multiusos", defendeu, uma vez que o Capitólio não tem capacidade técnica para encenar revista.

O actor Raul Solnado, que fez parte do júri que apreciou os projectos a concurso, apoiou a ideia de que "a revista não pode acabar", apontando os méritos daquele género artístico, "que está entre Gil Vicente e Berthold Brecht".

Por outro lado, em várias intervenções, moradores, cientistas e autarcas manifestaram a sua preocupação pelo facto de os projectos não serem claros quanto ao que fazer aos edifícios actualmente existentes no recinto. »

Resumindo e concluindo:

Atenção aos edifícios da Faculdade!
Atenção aos logradouros dos edifícios vizinhos à Politécnica, em especial ao do Palacete Ribeiro da Cunha!
Atenção à filantropia alheia!
Atenção, o JB não é um jardim como os outros!
Há que garantir um teatro para a revista, seja ele um dos já existentes (Maria Vitória ou o Variedades), seja ela um a construir de raíz.

2 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Mais desperdício de dinheiro para um elefante branco que vai ficar às moscas.

Tiago R. disse...

Teatro de revista???

tenham dó!