02/07/2008

Esta é a 7ª ÁRVORE que vai morrer, plantada aqui nos últimos 10 ANOS!


Há um mês estava cheia de folhas. O calor, e a falta de rega, fez com que ficasse como se vê. Tem sido assim há 10 anos - ESTA É A 7ª ÁRVORE QUE ESTÁ QUASE A MORRER - neste mesmo sítio, junto à Igreja de S. Tomás de Aquino. A incompetência e a impunidade das autarquias faz com que casos destes se repitam por toda a cidade.

20 comentários:

Anónimo disse...

Isto é em frente a minha casa, acreditem que esta árvore é apenas uma amostra do que se passa por aqui.

Já agora, aquele monte que se vê ali atrás, fala-se há mais de 10 anos que vai ser um parque/jardim... mas continua um simples monte.

Arq. Luís Marques da silva disse...

É um jardim fantástico... muito soalheiro...

Anónimo disse...

No bairro alto nem sequer há caixotes do lixo

Anónimo disse...

Esse tipo de comentário é demagogia pura.

Naturalmente que é muito importante e grave não existirem caixotes de lixo, seja onde for. Mas não deixa de ser muito grave também a terrível aversão que nós, portugueses, dum modo geral, temos às árvores. Não viveremos sem elas. E, infelizmente, achamos que só servem para ocupar espaço e sujar as ruas. Nunca esquecerei a imagem na televisão dos moradores duma rua em Marvila que reclamavam o corte das árvores porque as folhas sujavam a rua e entopiam as sarjetas. Nunca vi ninguém protestar contra os plásticos e os papéis deitados rua fora e que, esses sim, causam graves problemas a vários níveis.

Se devessemos pensar só nos grandes problemas, tipo sismo na China ou ciclone na Birmânia, vivíamos felizes e contentes em Portugal. Comparados com esses problemas tão graves os que por cá acontecem são claramente mesquinhos.

António Erre disse...

Peço desculpa por estar a intrometer-me num assunto que é do foro íntimo e pessoal do morador/a que é defronte da pobre árvore. No entanto, não poderei lastimar o suficiente o facto de este morador não ter ele mesmo regado a árvore. Ou seja, não ter socorrido a pobre árvore.
Aqui, neste acontecimento, há muitos pecados, vindos de muitas ovelhas. O seu sr morador/a foi o de não assistir a pobre árvore na sua agonia. :-(

Anónimo disse...

Não se esqueça, sr António Erre, que deverá apanhar o lixinho todo da sua rua, prque é esse o papel de cada um de nós como cidadãos e moradores em determinado local...
Serviços camarários competentes e eficazes para quê, com Antónios Erres tão solicítos e prestáveis?

António Erre disse...

Claro que sim. Ja tenho apanhado o seu certamente.

Anónimo disse...

Obrigadinho... Que simpático; no Natal apareça que depois vê-se o que se pode arrranjar...

António Erre disse...

Faça-me um favor antecipado então e poupe-me mais comentários. Se for o morador/a, vá regar a árvore! Seja proactivo e não contemplativo. Afinal, "natal" é quando um homem/mulher quiser!

Anónimo disse...

Pois é, Natal é quando um homem/mulher quiser mas no dia-a-dia, cada um é para o que nasce; uns regam árvores, outros apanham lixo...

Anónimo disse...

Departamento de ambiente e espaços verdes bom dia se faz favor. Bom dia minha senhora eu queria apresentar uma reclamação sobre uma árvore que está a morrer de sede. Só um bocadinho que vou transferir a chamada. Bom dia fala Ana Maria das Dores de Jesus Costela diga se faz favor. Olhe minha senhora eu queria apresentar uma reclamação. Só um momento por favor ainda não atenderam a chamada só mais um bocadinho que vou tentar passar para outra extensão ora diga lá o senhor. Minha senhora queria reclamar acerca de uma árvore que está a morrer à sede. Um momento por favor, não atendem olhe tente mais daqui a bocado se faz favor vou passar a chamada para outro serviço. Bom dia fala Teresa de Jesus Abreu Fonseca diga se faz favor. Minha senhora queria reclamar acerca de uma pobre árvore que está moribunda. Mas não é aqui. Não é com a Departamento de Ambiente e Espaços Verdes? É mas não pode ligar directamente para aqui tem que ligar para o atendimento ao munícipe. Mas não é aí que tratam destas coisas? É mas tem que apresentar a reclamação no serviço de atendimento ao munícipe e eles depois mandam a reclamação para aqui. Mas entretanto a árvore morre de sede ela está mesmo por um fio. Mas não atendemos reclamações aqui directamente. Ah não sabia e não pode excepcionalmente abrir uma excepção? Não senhor é assim mesmo as leis são assim e têm que ser cumpridas vou-lhe dar o número de apoio ao munícipe atende 24 em 24 horas e é gratuito 808203232 bom dia.

Obrigado por ter ligado para o serviço de apoio ao munícipe Lisboa já tem sol mas cheira a lua conheça os serviços de atendimento ao munícipe que estão na Rua dos Douradores e um craveiro numa água-furtada se quiser saber mais sobre os nossas serviços consulte www.,,,pt cheira a castanha assada se está frio cheira a fruta madura quando obrigado por ter ligado para os nossos serviços e os rapazes perdem o juízo quando lhes dá o cheiro a logo que possível atenderemos a sua chamada e a fragata que se ergue na prôa apresente as suas sugestões directamente em uma rosa a florir na tapada ainda não nos foi possível atender cheira bem cheira a Lisboa ligou para o serviço de atendimento ao munícipe cheira aos cafés do rossio saiba tudo sobre os espaços a varina que teima em passar de momento não é possível atendermos a sua chamada pedimos desculpa tente mais tarde

Arq. Luís Marques da silva disse...

Muito bom retrato da infeliz realidade que é o atendimento telefónico ao munícipe..

Filipe Melo Sousa disse...

Eu acho simplesmente que as autarquias não deveriam ter verba para espaços verdes. A incompetência da gestão autárquica está por demais comprovada. Fica ao critério de cada um decidir se planta árvores no seu jardim.

Anónimo disse...

Dizer que "esse tipo de comentário é demagogia pura" é demagogia pura.
Pelo que disse não pode inferir qual a minha opinião das árvores.
O que se pode inferir é que fiz uma tentativa de relativizar as coisas. "Esta é a 7ª ÁRVORE que vai morrer, plantada aqui nos últimos 10 ANOS!". Talvez se não fosse morador do Bairro alto e não tivesse que andar com o meu saco de lixo pelas ruas até encontrar um pequeno caixote, acharia o título pertinente uma vez que são estas pequenas faltas de cuidado que destroem as nossas cidades e nos tornam um povo com uma baixíssima exigência de qualidade.
Mas não ter um sítio onde deitar o lixo é um assunto extremamente grave - é um assunto de saúde pública.

Anónimo disse...

Admito ter-me precipitado na interpretação do comentário que fez a propósito dos caixotes do lixo. E peço as minhas desculpas pelo facto. Mal li o que escreveu pensei que pretendia dizer "anda este tipo aqui com a porcaria duma árvore que nunca chega a árvore e no Bairro Alto há coisas bem mais graves em que pensar". Erro meu. Reconheço que devia ter mais calma em muitas situações. Passado um bocado pensei que o que escreveu poderia ter outra interpretação, mas...já cá estava escrito. Não prometo emendar-me deste meu enorme defeito, mas vou tentar.

Anónimo disse...

Melhor do que fazer tudo bem é perceber quando não se esteve tão bem.

Também eu admito que poderia ter percebido que o meu comentário provocaria reacções destas.
Como primeira experiência neste blogue, não poderia ter sido melhor, uma vez que é raro que as coisas se resolvam com tanta elevação.

Quanto às arvores: é de facto atroz a falta de cuidado que se tem com elas. No entanto, quanto a mim, a solução tem de depender o mínimo possível da manutenção futura e passar mais pela correcta pormenorização na fase de construção do loteamento. Não sou perito no assunto, mas a correcta definição do tipo de espécie; a substituição do solo existente por solo orgânico; e até talvez um sistema local de rega gota a gota junto ao tronco da árvore possam melhorar a saúde nos nossos pontos verdes.

Arq. Luís Marques da silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arq. Luís Marques da silva disse...

Foi de facto um final de grande elevação o que prova que "tudo vale a pena quando a alma não é pequena"...
Parabéns aos dois.

Isabel disse...

Depois de toda esta troca mais ou menos, acalorada de comentários gostaria de lembrar que ao lado da dita árvore há várias outras que estão de boa saúde e um pouco mais à frente o jardim está bem cuidado. Talvez não se lembrem mas este jardim chegou a ter cerca de 50cm de altura de mato depois de ter sido deixado ao abandono, foi recuperado e apesar de algumas árvores não terem sobrevivido outras lá estão a crescer (e até já foram podadas correctamente).
Apesar de ser bastante critica em relação ao que se passa nesta cidade não queria deixar passar a oportunidade para dizer que alguma coisa se faz. Talvez não tão depressa quanto gostariamos!

Agradeço este espaço dedicado a Lisboa, cidade tão necessitada de carinho...

Anónimo disse...

Ao lado desta árvore existem mais 3 que tiveram uma nascença muito, muito difícil. Tamém foram plantadas nos mesmas sítios várias árvores até que estas finalmente há uns 3 anos conseguiram resistir. O jardim de que fala penso ser no Largo Luzia Maria Martins. De facto foi uma autêntica vergonha. Não teve mato com 50cm de altura, chegou a ultrapassar 1 metro e no meio dele toda a espécie de lixo. Fui eu que depois de contactar várias vezes a Junta e o Departamento de Ambiente e Espaços Verdes e de estes nada terem feito, dei conhecimento à Comunicação Social e saíu uma página com fotografias no "Público" Passados 15 dias vieram tratar do jardim e o que era mais curioso é que durante uns tempos tiveram rega automática e mesmo com chuva a potes as máquinas regavam o jardim. Apesar de lá estarem 2 ou 3 árvores que secaram e não foram nunca substituídas o jardim lá se vai mantendo cuidado. Felizmente! Nós todos merecemos e Luzia Maria Martins, que foi uma grande mulher do teatro português, também merece!