05/11/2009

Canal Lisboa em 16 vídeo-painéis para informar turistas e munícipes

In Público (5/11/2009)
Por Inês Boaventura

«Contribuir para a promoção turística da cidade e para fornecer informações úteis aos cidadãos é o objectivo do sistema que já entrou parcialmente em serviço


Dezasseis vídeo-painéis instalados em alguns dos locais da capital com "maior afluxo de trânsito e de peões" estão já a emitir, 20 horas por dia, o Canal Lisboa, um instrumento de promoção turística da região criado pela Associação Turismo de Lisboa (ATL). Nas próximas semanas alguns dos conteúdos, por enquanto exibidos apenas em português, passarão a ser divulgados em espanhol e em inglês. Em Janeiro o número de vídeo-painéis disponíveis nas ruas da cidade subirá para 18.

O Canal Lisboa, que ontem foi apresentado formalmente, pretende afirmar-se como "um meio privilegiado de informação e de divulgação de temas de interesse geral, municipal, cultural e turístico sobre a cidade e a região", afirmam os responsáveis pela Associação de Turismo de Lisboa.

Segundo Mário Machado, presidente adjunto da ATL, transportes, produtos turísticos, monumentos e espectáculos, trânsito e meteorologia são algumas das rubricas com lugar habitual no canal, que também transmitirá notícias e informações práticas sobre temas úteis para os munícipes.

Mário Machado referiu que a instalação e funcionamento do novo sistema informativo representa um investimento de três milhões de euros, que a associação que dirige acredita que poderá ser rentabilizado através da utilização dos vídeo-painéis, colocados "nas artérias mais movimentadas", também como suporte publicitário.

Seis desses equipamentos foram arrendados à própria Câmara Municipal de Lisboa - que preside à ATL e é a sua principal financiadora, para lá de numerosas empresas e entidades ligadas ao turismo -, dez foram adquiridos a uma empresa e recuperados e dois (na Avenida da Índia e junto ao Jardim Zoológico) estão a ser instalados e deverão entrar em funcionamento dia 1 de Janeiro.

Já a emitir o Canal Lisboa, diariamente entre as 6h00 e as 2h00, estão os vídeo-painéis do Viaduto Duarte Pacheco, Alcântara, Rua Braamcamp, Amoreiras, Praça de Espanha (dois), Parque das Nações, Rato, Avenida Fontes Pereira de Melo, Avenida das Forças Armadas, Praça de Londres, Segunda Circular, Avenida da República, Avenida Almirante Gago Coutinho, Avenida 24 de Julho e Cais do Sodré. Os conteúdos emitidos, que Mário Machado sublinha que se destinam não só aos turistas mas também aos munícipes, são da responsabilidade de uma equipa da ATL.»

...

Muito sinceramente, acho que nenhum turista olha para esses painéis. Quem olha, aposto, são os condutores matinais e aqueles que regressam a casa ao fim da tarde, o que, naturalmente, se tornará perigoso. Julgo que apenas se trata de um bom negócio, para quem não sei.

2 comentários:

Anónimo disse...

são uns monos feios, pura poluição visual e perigosa distracção para automobilistas e peões!

Lourenço disse...

Horrivel, como aquele enorme ao pé das amoreiras.