02/11/2009

Jardim França Borges/Príncipe Real

A CML vai iniciar a requalificação do Jardim França Borges, vulgarmente conhecido por Jardim do Princípe Real.
Relevantes são os seus exemplares arbóreos, alguns centenários e de grande porte, nomeadamente o monumental e secular Cedro-do-Buçaco (com mais de 20 metros de diâmetro), e a estrutura subterrânea do ramal do Aqueduto das Águas Livres que conduz a água para a cisterna central, sob o lago octogonal, sendo esta estrutura património da EPAL - Museu da Água.
Estão previstas operações de recuperação do coberto ar! bóreo e a substituição de alguns maciços já envelhecidos e deformados e a plantação de revestimentos herbáceos.
Esta intervenção contempla a pavimentação das áreas pedonais com saibro estabilizado que, ao contrário do saibro original (característico da época de construção do jardim), oferece maior resistência ao uso, conferindo-lhe maior durabilidade.
Serão colocados mais bancos de jardim e recuperados os conjuntos de mesas e cadeiras. A iluminação pública e ornamental será remodelada.
Para reorganizar a actividade de venda que se tem vindo a instalar - produtos biológicos, artesanato e velharias - preconiza-se a ocupação de três laterias do jardim, mediante a marcação de postos de venda temporários.
Na fase de obra, que se iniciará a 9! de Novembro e tem um prazo de execução previsto! de 4 me ses, será necessário proceder à alteração da localização destes postos de venda, reservando para o efeito o passeio Poente da praça.
In E-Polen

2 comentários:

Susana Neves disse...

Já agora deveriam proceder à identificação de um Plátano oferecido pelo Rei Paulo da Grécia, e que foi plantado nos anos 50, conforme descrevi numa crónica publicada neste blogue.

Esse plátano é descendente do maior plátano do Mundo, sob o qual Hipócrates teria dado as suas consultas.
Apesar da crónica e respectivas fotografias terem sido enviadas à Direcção Geral de Florestas ninguém limpou o lixo que ornamenta o referido plátano.

Maxwell disse...

' A iluminação pública e ornamental será remodelada.'

Esperamos para ver que tipo de remodelação é essa: se a vão trocar por quinquilharia moderna ou se, por outro lado vão ser pintadas de novo e recuperadas.