25/11/2009

SOCORRO - 24 árvores abatidas no príncipe Real







Chegado por e-mail:

Dois renques inteiros de árvores que bordejavam os lados Norte e Leste do jardim do Príncipe Real exterminadas em dois dias!
E hoje o que irá passar?
O que pretendem fazer? Parques de estacionamento?
Ontem apareceu uma petição, mas a serras serão mais rápidas: http://www.petitiononline.com/prpreal/petition.html
É PARA ISTO QUE O ZÉ FAZ FALTA?


«Segundo fonte do pelouro dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa, o programa de requalificação do jardim França Borges (Príncipe Real) prevê "a recuperação dos sistemas que compõem o jardim: vegetação, pavimentos, estruturas e elementos decorativos".
O gabinete de Sá Fernandes promete a "substituição da iluminação pública aumentando a eficácia luminosa e tornando-a adequada a este espaço", uma medida há muito reclamada pelos moradores que habitualmente frequentam o jardim.» IN
380 mil euros prometem nova vida ao Príncipe Real.

Fotos e alerta: Leonor Areal


...

envio este mail a informar de uma situação que está neste momento a acontecer no jardim do princípe real. já há algum tempo que o mesmo está fechado para "obras" de melhoramento.


há pouco constatei quando sai de casa e passei pelo jardim, tendo ficado chocado com o que vi. estão a abater todas as árvores que rodeiam o jardim. as árvores do lado do passeio da paragem do 790 já foram deitadas abaixo, e na altura em lá passei, as árvores do lado da rua principal, da paragem do 758, estavam a ser cortadas. já foram todas também. pelas movimentações dos trabalhadores da câmara dá a ideia que do lado das traseiras do jardim e de lado depois de de nova esplanada, todas serão abatidas também.


tenho a certeza que este assunto será tratado por vocês com a devida atenção, já que ninguém no local se prestou a esclarecimentos.


obrigado e bem hajam.

nuno santos

6 comentários:

Anónimo disse...

REVOLTANTE

Com 48 anos nunca mais verei arvores adultas no Jardim do Principe Real. Gente burra! F.P.!

Esta cidade está a saque por um grupo de ignorantes, que do alto dos seus diplomas tratam mal esta Cidade de Lisboa.
Prédios descaracterizados, jardins saqueados, esculturas destruídas, espaço público transformado num parque de diversões, excesso de zelo de incompetentes, engenheiros e arquitectos.

Mas será que esta gente não viaja?
Em vez de irem ao parque do Asterix ou da Disney, vão ver como se faz em Italia, em Espanha (em qualquer cidade de provincia), em Paris!

PAREM DE DESTRUIR
PAREM DE INVENTAR
PROCUREM MANTER O QUE RECEBERAM DOS VOSSOS ANTEPASSADOS

Anónimo disse...

antes de entrar em histerismos seria melhor que o autor se informasse melhor. todos os residentes das Mercês receberam na caixa do correio um folheto a explicar a renovação do jardim. é sabido que algumas árvores iam ser substituídas por razões fito-sanitárias. não sei se seriam 24 ou não mas a ideia é que serão substituídas por um número equivalente. por mim até o cedro seria substituído pois aquela parte central toda seca tira-lhe qualquer encanto que pudesse ter.

Ai - a - Tola disse...

Anónimo das 10:47,

agradeço a Deus o facto de não depender de si qualquer decisão sobre as árvores deste e de qualquer parque. Entristece-me, contudo que quem decide é de facto igual a si! Uma árvore não se corta! Justificações apoiadas sobre o estado fito-sanitário devem ser provadas e aprovadas por quem sabe do assunto - não meros paisagistas e jardineiros de um qualquer pelouro com responsabilidade/irresponsabilidade no assunto. Vivemos numa cidade onde se mandam cortar árvores porque escurecem as salas dos moradores ou fazem alergias às criancinhas, isto quando há ruas sem fim nesta cidade mártir sem uma única árvore para onde este tipo de pessoas poderiam mudar-se!

Maxwell disse...

CHOCADO!!!

Ainda no passado sábado ali passei sem saber que seria a última vez que veria aquelas árvores. Como parece uma zona feia sem elas--

Anónimo disse...

alguém disse:

PAREM DE DESTRUIR
PAREM DE INVENTAR
PROCUREM MANTER O QUE RECEBERAM DOS VOSSOS ANTEPASSADOS

"MANTER" e "conservar" a tradição sempre foram palavras de fascistas. Por detrás de muitos ecologistas esconde-se um conservadorismo alheio ao espírito de mudança.

Desde que inventamos o fogo que gostamos de fazer fogueiras para nos aquecermos, sobretudo nas frias noites de Inverno. Por isso, acho muito bem que cortem as árvores do Príncipe Real - desde que as utilizem para fazer uma grande e bonita fogueira no centro da cidade, sobretudo nas noites mais frias, o que seria muito útil para os sem-abrigo. ora aí está uma boa festa a fazer na cidade contaminada de tédio.
E que se plante novas árvores, para daqui a umas década se fazer o mesmo. E que se corte ainda mais árvores e se façam mais fogueiras nas noites de Inverno! E que se mude o visual do Príncipe Real porque é verdadeiramente enjoativo ver os espaço públicos permanentemente a conservar a mesma estética, para agrado dos velhos que gostam de ver tudo conservado sempre na mesma, tal como era na sua juventude, com nenhuma mudança, sem invenções e criatividades.

abaixo os conservadores-ecologistas-fascistas

Rodolfo disse...

A requalificação tem projecto da CML. Ou 1 o projecto está a ser respeitado e deve ser feita queixa dos serviços (DEV?) à provedoria e TAF ou 2. o projecto não está a ser respeitado e deve ser feita queixa à Polícia Municipal cc DEV. O processo tem sido aberto, informado e houve avisos com muita antecedência.