09/03/2010

Câmara de Lisboa investe 8,8 milhões na repavimentação de vias esburacadas

In Público

A Câmara de Lisboa vai investir este ano 8,8 milhões de euros na repavimentação e reconstrução de 280 arruamentos da cidade. Avenida do Brasil, Segunda circular, Calçada de Carriche, Avenida Brasília, Praça das Novas Nações e Avenida Padre Cruz são algumas das artérias em que a autarquia vai intervir a partir do mês de Abril, se as condições atmosféricas o permitirem.

"Referindo-se à profusão de buracos nas estradas de Lisboa, alguns dos quais apelidou de “crateras” dada a sua dimensão, o vereador das Obras Municipais da Câmara de Lisboa afirmou que “nalguns sítios parece que estamos em ruas do Iraque”. A culpa, constatou Nunes da Silva, é do “inverno particularmente rigoroso”, mas também do facto de esta ser “uma cidade velha na qual durante demasiados anos não se fez manutenção preventiva e reparação dos pavimentos”.


“Tapa-buracos” foi aquilo que segundo o vereador foi feito até 2009, ano em que a Câmara de Lisboa rompeu com essa prática e investiu 6,3 milhões de euros na repavimentação de 210 arruamentos. A lista de obras feitas nessa altura inclui por exemplo a Estrada de Benfica, Rua da Prata, Avenida das Descobertas, Largo D. Estefânia e Avenida Almirante Reis.


Em 2008, os buracos nas estradas da capital motivaram 470 queixas, número que subiu para 796 no ano seguinte e que se fixou em “cerca de 100” nos primeiros dois meses de 2010. De acordo com o director municipal de projectos e obras, Silva Ferreira, o mau estado dos arruamentos custa cerca de 60 mil euros por ano à autarquia, em indemnizações pagas aos automobilistas.


O vereador das Obras Municipais fez questão de explicar porque não foram ainda eliminadas as “crateras” que infernizam a vida de quem conduz em Lisboa: “Os buracos não se tapam porque não se podem tapar”, disse, explicando que “quando se tem chuva permanente o que se atira para dentro de um buraco desaparece num dia”. É por isso que, segundo Nunes da Silva, a autarquia se tem dedicado apenas a resolver situações “com perigosidade, de emergência”. O resto, garantiu, será feito “assim que o solinho permitir”."


Até que enfim, digo eu. Agora é esperar para ver...

6 comentários:

Anónimo disse...

Prosápia, apenas.

Desde que o Costa lá está tem-se feito absolutamente o mesmo que anteriormente.

Se se anunciam umas grandes empreitadas relativas a uma vias que ficam capazes, isso já acontecia, ou não se lembram?

Basta andar em Lisboa há anos e não ter chegado aqui de pára-quedas há quinze dias.

Assim como acontecia não se acudir de imediato aos buracos que fossem aparecendo, o que permitiria que não se transformassem em crateras.

E como raio se fará nas cidades do centro e norte da Europa, onde é raro o solinho?

Todos diferentes, todos iguais, afinal...

Anónimo disse...

Incrivel é só chegar agora a essa conclusão.

Xico disse...

O vereador é um mentiroso. Muitos dos buracos que agora se abriram eram remendos feitos no ano passado, o que é que isso tem a ver com anos e anos sem obras?!!! As Laranjeiras, Alta de Lisboa e Chelas são bairros recentes, o que interessa que Lisboa é uma cidade velha?!!!

Cambada de inuteis que dão explicações aos atrasados mentais que votam neles, e esses dizem que sim como cordeirinhos.

Anónimo disse...

lamento que o senhor vereador se esqueça do trabalho anteriormente feito. No passado nada se fez, diz ele...
Peça, sff, aos serviços que lhe mostrem o que foi feito, já não digo no tempo de PSL. Pode ser no anterior mandato de António Costa. Quanto às crateras existentes há uma coisa que se chama prevenção que evita os problemas actuais. Há também compostos de macadame para resolver as situações. Este senhor é de uma desonestidade intelectual a toda a prova!

POR disse...

É incrivel como umas chuvinhas abrem crateras em tudo o que é rua de Lisboa.
Em outros países, onde em metade do ano chove, e na outra metade neva, as estradas estão normalmente em bom estado.

Aqui é o que se vê quando chove meia dúzia de dias. Afinal o que se passa? Será estupidez? Será gosto em estragar os carros? Será que alguém tem a ganhar em estar sempre a tapar buracos? Será dos materiais utilizados nas estradas? Será da manutenção?
É inacreditável...

Xico disse...

É a incompetência da Camara Municipal de Lisboa à muitos anos, só mudam as moscas... Cada presidencia que lá vai parar é mais inutil que a anterior.