19/11/2010

Assembleia Municipal vota plano para tornar Lisboa mais silenciosa

In Diário de Notícias (19/11/2010)
por INÊS BANHA


«Eixo Norte-Sul, Portela e Marquês de Pombal estão entre as zonas mais problemáticas


Eixo Norte-Sul. Avenida da Liberdade. Imediações do aeroporto. Estas são algumas das áreas sinalizadas num conjunto de mapas estratégicos de ruído para a cidade de Lisboa que vai a votação na próxima reunião da Assembleia Municipal, na terça-feira.

"Para planearmos a redução do ruído, a primeira coisa que temos de saber é onde é que há ruído", disse ao DN José Sá Fernandes, vereador do Ambiente. Por isso, e ainda antes da aprovação, já estão a ser feitos planos de diminuição de barulho para esses locais.

Segundo o mapa que vai a votação na terça-feira, é nas áreas com maior concentração de transportes que os níveis de ruído são demasiado elevados. Ao DN, José Sá Fernandes discriminou três grandes fontes de barulho - os automóveis, os comboios e os aviões.

Os primeiros fazem-se notar principalmente em locais como o Eixo Norte-Sul, a Avenida de Ceuta, a Avenida de Liberdade ou a Avenida António Augusto Aguiar.

Já na Avenida do Brasil, no Campo Grande e na Portela, zonas onde passam os corredores aéreos, os principais responsáveis são precisamente os aviões. Por sua vez, em Entrecampos, local de confluência de várias linhas de caminhos-de-ferro, a principal fonte de ruído são os comboios.

Segundo José Sá Fernandes, já estão a ser pensadas várias formas de combater o barulho em todos estes locais. As hipóteses são várias - para além das mais evidentes relacionadas com a diminuição do tráfego e a colocação de barreiras de som, existe também a possibilidade de alterar determinados tipos de piso e criar "avenidas mais arborizadas", capazes de absorver o ruído em maior quantidade.

Quanto a situações mais localizadas e pontuais de excesso de ruído, como um evento, o vereador defende "que não fazem parte de uma carta de ruído".

Os mapas estratégicos de ruído são obrigatórios em municípios com população residente superior a cem mil habitantes e com uma densidade populacional superior a 2500 habitantes por quilómetro quadrado, como Lisboa.

A actual proposta é uma actualização do Mapa de Ruído da Cidade de Lisboa, datado de 2000. Algumas das diferenças entre ambos são ditadas pela abertura de novas ruas. Para José Sá Fernandes, uma das vantagens deste tipo de documento é precisamente o facto de ser "dinâmico" e "actualizável".

A próxima actualização vai ser votada na terça-feira.»

18 comentários:

Anónimo disse...

Tenham mas é juízo.

Já há leis e regulamentos que sobram.

Aplicá-los é que não é para quaisquer incompetentes.

Vítor disse...

Uma barreira de som remete-me logo para as que são usadas nas auto-estradas... Espero que não seja esse tipo de barreiras que esperam implantar na cidade...

Maxwell disse...

HHAAA então vai ser essa a desculpa para tirar o Aeroporto de Lisboa de lisboa--

Se fossem implementadas medidas que reduzissem a utilização do veículo particular dentro da cidade o nivel de ruído baixava logo para valores aceitáveis.

A das avenidas arborizadas então é para morrer a rir. Então estes gajos arrancam as árvores dos separadores das avenidas, das placas centrais e rotundas e depois vêm dizer que é preciso que sejam mais arborizadas? Anda tudo louco?

Anónimo disse...

Começa-se a ler este artigo e percebe-se logo que esta jornalista nao sabe do que fala: PORTELA NAO FAZ PARTE DE LISBOA...infelizmente.

Filipe Melo Sousa disse...

E as igrejas a acordar as pessoas no domingo de manhã?

E as esplanadas e bailaricos até depois da meia noite?

Xico205 disse...

...mas tambem se percebe que quando ela diz Portela, se está a referir unicamente ao Aeroporto e não à freguesia do municipio de Loures.

Toda a gente se refere ao Estadio do Sporting como Alvalade apesar do estadio não ficar nem na freguesia nem no Bairro de Alvalade.

Isso que você está a fazer à jornalista é uma perseguição infundada. Ela deixou bem esplicito ao que se referia.

Mónica disse...

Filipe, tocou num ponto a que também sou sensível: faz sentido que sejamos obrigados a levar com os sinos das igrejas? Todos os domingos a igreja do meu bairro toca os sinos A REBATE às 8h.30 da manhã! Depois, a partir das 10h.00, os sinos da igreja do bairro ao lado começam a tocar "hossanas" e "avés marias" e estão nisto toda a manhã...
Faz algum sentido? O estado não é laico? Eu até posso perceber que, antigamente, eram os sinos que davam as horas à população mas, em pleno sec. XXI, não me parece que isso se justifique; aliás, parece-me um abuso de "posição dominante"... há alguma coisa que se possa fazer?

Anónimo disse...

O Sr. Sousa voltou! Pensei que estivesse ocupado nas manifestações dos seus amigos anarquistas.

Mónica: não, não pode. Só se eles fizerem barulho entre as 10 da noite e as 6 da manhã.
E, já agora, o Estado é laico precisamente para que cada um possa exercer a sua fé da maneira que bem entender.

Filipe Melo Sousa disse...

Acho que se pode apresentar queixa à polícia municipal. Mas duvido que haja consequências ou que façam caso. A lei só serve para constar no papel.

Xico205 disse...

E acabarem com os feriados religiosos tambem era uma medida que deveria ser tomada, a bem da produtividade do país e do respeito pelas restantes religiões que em Portugal não têm direito a dias feriados. Ou o Estado é mesmo laico ou então não diz que é quando não o é.

Tambem deveriam tirar todos os nomes de Santos da toponímia de ruas, freguesias e municipios. Ou seja renovar quase todo o sector Estado... E depois venham cá dizer que os muçulmanos é que confundem religião com Estado!
Segundo o pensamento cristão, quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras, e é precisamente isso que a maioria dos cristãos faz.

Filipe Melo Sousa disse...

Portanto para si liberdade religiosa é ter o direito de acordar quem se quiser ao fim de semana às 6 da manhã, e continuar a fazer poluição sonora pelo resto do dia.

Anónimo disse...

"Portanto para si liberdade religiosa é ter o direito de acordar quem se quiser ao fim de semana às 6 da manhã, e continuar a fazer poluição sonora pelo resto do dia. "

Não, não é. Mas ninguém o pode impedir. Tal como a si ninguém o pode impedir de ser um anarquista de extrema-direita.

Mónica disse...

Anónimo das 8.19: cada um pode exercer a sua fé desde que não a imponha aos outros... imagine que todas as religiões decidiam amplificar as suas rezas e cânticos para "profetizar" a vizinhança, acharia isso bem? Ou, para si, todo o ruído feito entre as 6h.00 e as 22h.00 tem justificação? Please!

Anónimo disse...

Filipe, não és tu que defendes que cada um tem o direito de fazer o que quer, quando quer e como bem lhe apetece? Então olha, azar, aguenta-te.
(a não ser que sejas um hipócrita que só acha isso quando é para teu benefício - mas pelas tuas intervenções nunca ninguém pensaria que tu és hipócrita. Nunca!)


"Segundo o pensamento cristão, quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras,"

Tanta parvoíce num frase tão pequena é obra:
1. «Pensamento cristão»? O que raio é isso? Nem o pensamento católico é homogéneo, quanto mais o cristão
2. quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras - o que Jesus disse foi «quem nunca pecou que atire a primeira pedra». Os telhados de vidro são de um provérbio português.

Miguel Pereira disse...

Se o objectivo é combater o ruído podiam começar pela Rua Dr. João Soares, no Campo Grande.

Não é muito agradável assistir e ouvir os paizinhos que vão depositar ou levantar, conforme a hora, os seus rebentos ao Colégio Moderno e pelo caminho aproveitam para buzinar como se não houvesse amanhã, possivelmente porque no seu estranho mundo acreditam que buzinar faz com o que o trânsito circule mais depressa.

Xico205 disse...

Anónimo das 7:58 disse:
"1. «Pensamento cristão»? O que raio é isso? Nem o pensamento católico é homogéneo, quanto mais o cristão"


-------------------

A bíblia é diferente para cada uma das facções em que a igreja cristã se dividiu?
Os ortodoxos têm uma bibilia, os cristãos outra e os protestantes outra?
Se é assim não sabia. Não percebo nada disso, não tenho catequese desde os 7 anos. Fiz a 1ª comunhão e nunca mais voltei a uma igreja nem a falar com um padre. Alem disso o padre que me deu catequese só falava de católicos não falava das outras religiões por isso eu pensava que a biblia é igual para todos os cristãos.

joao.filipe disse...

Não deixando de aplaudir a iniciativa, tem que ser considerada muito pobre.

Para se falar de ruído em Lisboa, temos que falar do Bairro Alto e área envolvente, onde factualmente há Lei e Regulamentação diferente de toda a restante cidade..

Xico205 disse...

Normal. Quem escolheu viver no Bº Alto não escolheu de todo viver num sitio sussegado. Quem semeia ventos colhe tempestades.