03/11/2010

Obras na rua de S. José só acabam em 2011

In Jornal de Notícias (3/11/2010)
Luís Garcia


«Solução promete pôr fim a pesadelo com décadas

A Câmara de Lisboa vai mesmo avançar com a reconstrução do colector da Rua de S. José, no intuito de evitar inundações como as do final da semana passada. A obra foi confirmada ontem pelo presidente António Costa no balanço do primeiro ano de mandato.

O concurso público para a adjudicação da intervenção, que o autarca classifica como "gigantesca", será aberto no próximo dia 20. De acordo com o vereador das Obras Municipais, Fernando Nunes da Silva, à solução prevista inicialmente, que implicava o esventramento total da rua, junta-se agora uma alternativa, que passa pela abertura de apenas alguns buracos para a entrada das máquinas e dos trabalhadores, que operarão no interior do próprio colector.

Apesar de minimizar o impacto ao nível do solo, esta solução é mais morosa e terá de ser suspensa em períodos de chuva intensa. Por isso, prevendo que a empreitada tenha início até ao final deste ano, Nunes da Silva adianta que a reconstrução do colector não estará pronta antes do Outono de 2011.

A intervenção na Rua de S. José foi anunciada ontem no âmbito do balanço do primeiro ano de mandato do executivo liderado por António Costa. O autarca socialista comentou também o corte nas transferências financeiras para as autarquias previsto no Orçamento de Estado para 2011, que se traduzirão numa diminuição de cinco milhões no valor transposto para a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Admitindo que o corte "dói", António Costa diz que o executivo terá de fazer "menos coisas e mais lentamente" do que gostaria. [...]»

...

Neste caso da Rua de São José é claro que "nada" têm que ver os estacionamentos subterrâneos e as caves dos empreendimentos Ibersil e Fórum Tivoli, só para falar nos dois maiores, aliás a rua "não" está a uma cota mais baixa do que a Avenida. Bom, mas depois do colector já a CML pode construir mais 3 parques subterrâneos na Avenida ao abrigo do PUALZE. Já "não" deve haver problema.

Sem comentários: