04/04/2007

Alfama, gosto muito, desgosto outro tanto


Foto: Navigators

Domingo, fui até Alfama, e gostei e não gostei do que vi.
Gostei de ver que muitos dos prédios que estavam com andaimes e à espera de reabilitação, estão reabilitados e sem andaimes. Não gostei de ver alguns que são só fachada, outros que continuam com andaimes e outros, ainda, recuperados mas vazios de pessoas, o que é grave. Mais ainda parece ser a praga do "vende-se. contacto: xpto".
Gostei de ver recuperadas as fachadas das igrejas de São João da Praça, São Miguel, Santo Estêvão e Ermida dos Remédios. Não gostei de as ver fechadas e com turistas a olharem para o boneco, paredes-meias com azulejos partidos (ver foto do lindíssimo nicho perto da Ig.São Estêvão) e restos de entulho nos passeios.


Foto: Hugo Carvalho

Gostei de ver o centro cultural Magalhães Lima recheado e animado com mostra de artesanato e design. Não gostei de ver o edfício a cair aos bocados, literalmente, sendo sabida a promessa a CML de há décadas, de o reabilitar.
Gostei de ver muitos moradores na rua e sentados nos bancos, as portas de casa abertas, dos bares, casas de fado e dos cafés também. Não gostei de ver que os únicos cães na rua, nas varandas e à porta, amarrados, fossem da raça Pitt Bull - mau sinal.
Gostei de ver que, depois de mais de 10 anos de obras, existe 1 tapume a menos no Largo do Chafariz de Dentro. Não gostei de ver que os outros tapumes continuam e que o Museu do Fado estava fechado, e os chafarizes (de Dentro e d'El-Rei)continuadamente fechados e por reabilitar.
Gostei de ver que o trânsito condicionado funciona mesmo. Não gostei de ver que o silo das Portas do Sol estava às moscas e os carros estacionavam cá fora, à vontade do freguês. Detestei ver aquela grua em Santa Luzia

3 comentários:

Anónimo disse...

É verdade que os cães e os gatos sempre fizeram parte do dia a dia (pena que de facto já por cá hajam alguns pit bul)assim como a telefonia que toca um fado, o vizinho que está a assar carapaus á porta de casa também fazem parte da vivencia unica deste bairro.
Sem duvida que a reabilitação fez alguma coisa mas pouca para a expectativas criadas,ainda há "fregueses" realojados na Quinta do Ourives e senão me engano há mais de 14 anos, Os prédios que faziam parte do PICD na sua grande maioria ainda não estão reabilitados, e os que estão prontos casos da Rua de São Pedro-Tv.T.Trigo e Lg das Alcaçarias e Beco do Mexias-Rua de São Miguel-Rua da Regueira,continuam com as lojas por acabar, e não estão os fogos já todos entregues.
As obras neste momento estão paradas (salvo um predio no beco do Azinhal e a meio gás um na Rua de São Pedro)por abandono dos empreiteiros (Edifer-Obercol) que dizem que a CML não lhes paga.
Há neste momento na CML quem teime em não compreender a nameira de estar e sentir das gentes de Alfama e tudo tentam fazer para que o Bairro não se renove com as familias que estão ainda fora bem como com os filhos destas.

Anónimo disse...

Alfama é uma maravilha e um horror. Mas ninguém parece importar-se com isso, ninguém "competente". Há merda de cão por todo o lado, pessoas desdentadas que não podem ir ao dentista mas têm dinheiro para gastar em jogo, imperiais e fios de ouro, casas a cair. A degradação, a sujidade, o lixo estão para onde quer que se olhe, pelas ruas, pelos rostos e pelas atitudes. Moro lá e vejo isto todos os dias. Mas o mesmo se poderia dizer desta cidade de Lisboa, onde nada parece importar, onde tudo pode cair - o físico e o mental.

Anónimo disse...

Bem perto de Alfama: Mosteiro de São Vicente de Fora.

Já o visitaram o seu interior? E já se depararam com o aspecto exterior? Muito mau. No interior encontramos um mosteiro degradado,necessitado de uma pintura geral com musgo nas paredes. Encontrei um lugar aí, que para meu espanto, estava repleto de entulhos. Enfim... É assim, que anda o património nesta cidade. De má sáude!

vasco3148.cs@gmail.com