06/09/2009

LISBON: «a louche aristocrat fallen on hard times»



Na edição de 1 de Outubro de 2005 o jornal inglês Financial Times publicou um artigo sobre Lisboa que, apesar de elogiar a nossa cidade, continha uma breve mas precisa descrição do estado actual da capital portuguesa. Transcrevo o primeiro parágrafo deste artigo assinado pelo escritor Toby Green:

«I always feel that Lisbon is like a louche aristocrat fallen on hard times, but unable quite to admit it. Dressing up in baroque facades and modernist bridges across the wide Tejo estuary, the residential areas reveal peeling buildings where the balconies are festooned with laundry and the window-frames are chiped. It's the most cosmopolitan and atmospheric of cities, a place that is always surprising.»

Fotos: Palácio Alvito no «Histórico» Largo do Conde Barão, verdadeiro paradigma do vergonhoso estado actual dos bairros históricos de Lisboa.

24 comentários:

Anónimo disse...

que linda cidade que lisboa é

só mesmo os ricos e mimados ingleses (ou outros oriundos de países organizados e que estimam o seu património) para gostarem da nossa podridão e lixo

Anónimo disse...

Aquilo ali foi em tempos (até fechar) a «Escola Académica».

Há uns 2/3 anos, apareceram por lá uns cartazes (cujos despojos ainda se vêem nas fotos) que davam a entender que algum destino iria ser dado ao edifício, mas foram só boatos.

Já agora, o outro prédio que se vê na terceira foto pertencia aos «Armazéns do Conde Barão». Os andares de cima arderam há anos sem conta, está desde então tudo ao abandono.

Vanda Noronha disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH

Ok, FJorge, eu desisto.

Anónimo disse...

há alguns meses vi que deu entrada (no pdf do licenciamento aberto da CML) um projecto para o edifício (o palácio).

Sandra disse...

Oh Vanda!!!!!!!!!! Não lhe parece que Lisboa já tem um ar de desistência que baste? Parece que a maior parte dos lisboetas já desistiram de lutar por uma cidade melhor (políticos à cabeça!). Posts como este têm de ser vistos como contributos para a discussão sobre Lisboa. Mas se a Vanda em vez de exigir que Lisboa se aproxime dos parâmetros de qualidade de vida de Viena ou Estocolmo, vem para aqui casar Lisboa com Istambul! Por favor Vanda, abra os olhos! Lisboa é na Europa e não na Ásia ou na África!

Anónimo disse...

Se a cidadã Vanda não consegue criticar ou sequer discutir os problemas da cidade onde vive - e que diz amar tanto - então podemos perguntar: Será que a Vanda viveria no Largo do Conde Barão? Entre ratazanas, seringas, urina, fezes, lixeiras, podridão e ameaças de derrocadas e incêndios?!

lmm disse...

A questão que a Vanda coloca e eu subscrevo inteiramente não coloca em causa o facto de Lisboa poder melhorar muito e estar longe de ser perfeita. A questão tem a ver com o ênfase que é continuamente dado aos aspectos negativos, esquecendo o que de muito bom existe. É como se se o lado negativo de Lisboa se sobrepusesse inteiramente ao lado positivo, não restando nada mais que ratos, lixo, imundície e prédios decrépitos. E ainda por cima, há quem fique ofendido por quem tem uma visão um pouco mais romântica ou por quem é incapaz de ver apenas cenários apocalípticos.

Luís Marques

Anónimo disse...

Portugal é um país periférico e como tal todos somos, como direi... suburbanos.

Anónimo disse...

Sandra, só uma pequena correcção: uma parte da cidade de Istambul está na Europa.

Vanda Noronha disse...

Eu desisto de apontar vezes e vezes e vezes que o Sr FJorge olha para textos que dizem bem de Lisboa e depois, com os seus olhos de falcão, salta tudo o que é positivo e encontra a frase ou par de palavras negativas, e as coloca aqui, fora de contexto.

Isto é desonesto, senhores. Não deve haver ninguém no mundo a quem tanto gozo lhes dá o achincalhar da sua cidade e do seu País como os Portugueses. Eu faço este comentário em todos os posts deste blog? Não, pois não? Eu acho o Cidadania LX muito importante, mas fico a pensar se haverá realmente tão pouca coisa a dizer que têm de recorrer a pegar em frases fora de contexto de uma maneira extremamente desonesta só para não ficarem calados.

A Sandra claramente chumbou a Geografia - a maior parte de Istambul é na Europa, querida. A parte de que estou a falar. À qual claramente nunca foi, para estar a dizer disparates.

Também acho o máximo que pessoas que vivem em Amsterdão há anos venham aqui dar bitates sobre Lisboa, e depois eu é que desisto? Eu vivo cá, eu tento dar dinheiro a negócios locais, e ando a fazer outras coisas para tentar valorizar o País onde vivo, não que isso lhes interesse.

Vivo na Sé, já agora. Haverá aqui uma oportunidade para dizer mal de mim, com certeza.

Nalks disse...

Tudo o que é desleixo, lixo, prédio decrépito, abandono, grafito, buraco no passeio, buraco na estrada, carro em cima do passeio, carro em segunda fila, passadeira despintada, coisas assim, provoca em mim um imenso romantismo.

Uma vez cheguei a agarrar-me aos beijos a uma mulher polícia que passava e que não ligava nenhuma ao que se passava. Por pouco não fui preso.

Vanda Noronha disse...

Eh pá, e qualidade de vida superior em países nórdicos?

A sério?

Sinceramente, força nisso, mais espaço em Lisboa para mim.

Xico205 disse...

Concordo com a Vanda. O ultimo a ir embora que apague a luz.

Sandra, nem um centímetro quadrado de Istambul fica em África.

Mas a totalidade da cidade do Funchal está na placa tectónica africana. Quando quiserem dar exemplos de cidades africanas aqui têm um exemplo, em vez de darem exemplos estupidos de Marrocos que não correspondem à verdade. Mas lá está, quem nunca lá foi acha que sabe como aquilo é!

Sandra disse...

FJorge, não desista. Não desista de nos mostrar que Lisboa não é assim tão bela e romântica como muitos hiper-patriotas querem acreditar, cegamente!

E para quem prefere discutir geografia em vez de reflectir nos aspectos negativos que os estrangeiros notam na nossa cidade...

Anónimo disse...

concordo com a Vanda

apesar de o lema do forum ser outro, aqui só há mesmo espaço para o bota-abaixo...

Anónimo disse...

«bota-abaixo»? denunciar problemas é bota-abaixo? apontar a denúncia de problemas é bota-abaixo?

Anónimo disse...

Denunciar problemas tudo bem, mas também se deve mostrar o que há de bom e bonito na nossa cidade e há muito. Pelo que me apercebo, aqui a percentagem do bota-abaixo é praticamente 100% e não acho isso bem.
Lisboa deve ser uma cidade limpa, arranjada, com o património cuidado mas deve manter a sua identidade.

Anónimo disse...

Sandra e por acaso nunca ouviu ou leu os estrangeiros dizerem que o que nós temos é um enorme complexo de inferioridade? Não? Pois então anda distraída.

Anónimo disse...

Quem "mete agua" a seguir tem logo necessidade de se vir desculpar!

Anónimo disse...

Ah, é mesmo, o Palácio Alvim assim está tão lindo, tão lindo, tão lindo...

Ai, que lindo!

Sandra disse...

Exactamente caro anónimo(a). Obrigado por oferecer argumentos! A reacção, completamente desproporcionada, de pessoas como a Vanda à simples divulgação de observações, mais criticas, de estrangeiros sobre Lisboa/Portugal é que é uma prova do chamado «complexo de inferioridade».

Eu não tenho «complexo de inferioridade». Por isso é que sou capaz de ler o que aqui foi divulgado sem começar a ferver e a gritar contra quem nos informa.

É significativo que nem a Vanda nem os anónimos tenham ainda elaborado um discurso crítico sobre o conteúdo do texto deste autor inglês. Tudo o que sabem fazer é atacar o autor do post, sem nada acrescentarem para a discussão do tema que nos é proposto.

Anónimo disse...

lisboa romÂntica e simpática?
sofrem de neurose ou quÊ?

é que com base neste patriotismo de cidade, não há base sequer de discussão.

Vanda disse...

A Sandra claramente ainda não percebeu que é errado retirar frases fora de contexto e apresentá-las como críticas.

Observe:

A Sandra disse: "Eu não tenho «complexo de inferioridade». Por isso é que sou capaz de ler o que aqui foi divulgado sem começar a ferver e a gritar contra quem nos informa."

Para:

A Sandra, num raro momento de honestidade, revelou: "Eu tenho «complexo de inferioridade». Por isso é que sou capaz de ler o que aqui foi divulgado e gritar contra quem nos informa."

Eu este texto por acaso não tenho, porque o autor deste post claramente acha que não o deve relevar na íntegra (dá-lhe jeito). Mas com muito gosto posso fazer um discurso crítico com o guia da Wallpaper, e com o outro artigo, se quiser. Faça também, pode ser?

E realmente, num blog onde a unica coisa que existe são ataques, somos muito, ai, tão sensíveis quando os comentários são discordantes..

HOMOSAPIENS disse...

Em acordo consigo Vanda, raros são os posts que mostram(por fotos, ou simplesmente texto) o que também existe de bom na nossa bela capital.

Claro que existe muita coisa a fazer, mas muito já foi feito. Podesse por exemplo fazer a diferença entre a Lisboa de à 50 anos atrás, e à Lisboa de agora.

Como diz o ditado:

Roma não foi feita num só dia.

Então peace and love para todo o pessoal,LOL, e toca a fotografar o que de bom existe nesta bela senhora(Lisboa).

Cumprimentos.