09/11/2009
Lisboa secular
Caros Amigos,
A primeira imagem ilustra um caso positivo de "conservação" com respeito para tipologias e materiais.( no entanto o indispensável cabo-liana pendurado, não podia faltar no horizonte Lisboeta)
Já perceberam onde é . Em frente desenvolve-se esta magnifica ruela. Este é um exemplo de um dos "arcos" de entrada de Alfama.
Agora que "se ouvem" rumores de uma maior apreciação turística de Lisboa baseada na autenticidade, o estado destes "Arcos" no que respeita a higiene é frequentemente lamentável, pois são utilizados como depósito de lixo.
Ainda uma outra imagem de um outro "Arco" com magnifica muralha medieval e edificado agregado de forma orgânica e pitoresca.Cheguei a ver a magnifica varanda com "machicoulis" defensivo ",coroada" com uma janela de aluminio.
E para terminar uma imagem de uma grave, mas frequente, "pseudo-recuperação", ilustração de uma confusa ausência de valores e referências. Pequeno edifício na zona da Casa dos Bicos e do prédio das "varandas", completamente "plastificado", "assucatado" e "achurrascado", com cantarias pintadas, as famigeradas janelas de pvc-plástico, cabos pendurados como lianas, conhecido "cacho" de caixotes de ar condicionado ... São precisamente conjuntos de edifícios desta pequena escala, que determinam a imagem patrimonial de uma cidade europeia com Património Secular ... Aqui, em Lisboa, cada um faz o que quer.
Saudações Lisboetas e preocupadas.
António Sérgio Rosa de Carvalho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
LOBO VILLA
Apoio os pormenores,que fazem o conjunto,mas continuo a batalhar no OT(Ordenamento do Território),que é a desbunda maior...
Cumps
Gostaria de saber qual o tipo de "reabilitação" que predomina hoje em Lisboa. O da primeira...ou da última fotografia ?
Enviar um comentário