05/02/2010

Lisboa com quatro novas escolas até Setembro

In Público (5/2/2010)
Por Inês Boaventura

«Autarquia destina 27 milhões de euros para a primeira fase do programa de construção e renovação do parque escolar

O programa da CML

Quatro novas escolas, no Lumiar, Bairro Padre Cruz, Alvalade e Galinheiras entrarão em funcionamento em Lisboa a partir de Setembro, a tempo do próximo ano lectivo. Este é o compromisso assumido ontem pelo presidente da autarquia lisboeta, António Costa, cujos planos a breve prazo para a rede escolar da capital incluem a conclusão das obras de beneficiação que estão em curso em dois estabelecimentos de ensino, nas Laranjeiras e na Pena.

Estas empreitadas inserem-se no programa Escola Nova, cuja primeira fase representa um investimento municipal de 27 milhões de euros.

António Costa realizou ontem de manhã uma visita aos jardins de infância e escolas primárias actualmente em obra. Acompanhado pelo vereador da Educação, Manuel Brito, e pelos directores da direcção municipal de projectos e obras, Silva Ferreira, e do departamento de educação e juventude, José Manuel Pereira, o presidente da autarquia fez-se transportar numa carrinha de transporte escolar e não se coibiu de distribuir perguntas pelos técnicos que integravam a comitiva.

No Lumiar, onde a Câmara de Lisboa está a investir mais de um milhão de euros na criação de um jardim de infância com capacidade para cem crianças, terá sido a intervenção de António Costa a fazer com que os representantes dos vários serviços camarários se apercebessem do mau estado de conservação do muro fronteiriço ao futuro recreio. Algo que obrigará a autarquia a assumir encargos suplementares, para pintar o muro em tijolo e pedra e de aspecto degradado que separa a escola do terreno vazio.

António Costa também se mostrou incomodado com a existência de uma sala sem janela, mas da arquitecta responsável pelo projecto recebeu a explicação de que se tratava de um espaço de apoio para utilização das professoras e não dos alunos. Também no caso do Bairro Padre Cruz, onde está a ser construída uma escola do primeiro ciclo com jardim de infância para 384 crianças, foram levantadas dúvidas, mas desta vez pelo presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Paulo Quaresma.

O problema é que a escola estará pronta em Agosto mas o vizinho ginásio ainda nem saiu do papel, o que vai obrigar os alunos a deslocarem-se às instalações que hoje ocupam. O director da direcção municipal de projectos e obras disse ao PÚBLICO que a empreitada do ginásio deverá ser lançada em Março e terminar "até Dezembro". Já o director do departamento de educação e juventude explicou que está a ser estudada uma solução, com uma carrinha a fazer a ligação entre as duas escolas.»

2 comentários:

Xico disse...

Boas notícias.

Anónimo disse...

O Manual Escolar 2.0 é um projecto pioneiro a nível mundial, no qual os manuais escolares são construídos on-line, num espaço aberto à participação de todos os professores. Num artigo no nosso site, tomámos a liberdade de incluir um link a um artigo do seu blogue. Pode verificar aqui: http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt/projectos/sebenta/posts/225.
Aproveitamos a ocasião para convidá-lo a visitar o nosso site. Todos os comentários e sugestões são bem-vindos. Estamos à vossa espera!