02/02/2010

Participação cívica

Chegado por e-mail:

Viva,

Estou a escrever para divulgar o site que temos andado a construir no último ano.

Esta mensagem não é spam nem uma acção comercial mas a apresentação do nosso projecto que poderá vir a ser também seu.

Não acreditamos em teorias de conspiração mas como muitos outros observamos que:

* Um meio de comunicação social pode ter uma tendência política mais ou menos acentuada, pode inclusive ter uma agenda a cumprir, mas muito raramente irá publicar mentiras descaradas.

* Em regra a informação que obtemos dos meios de comunicação social é honestamente boa, isto é, se for errada deve-se um erro genuíno e não necessariamente por dolo.

* A agenda política que vai marcando o dia a dia é definida de formas muito menos justas, pelos poderes políticos, económicos, etc. O resultado é uma percepção distorcida de muitos dos assuntos manchete por parte do público em geral.

* Há muitos casos e dossiers que são relegados para segundo plano e esquecidos, enquanto há outros que se mantêm nas primeiras páginas apesar de não terem importância nenhuma.

* Algumas notícias muito importantes são reportadas apenas como uma nota de rodapé no caderno 2 de um semanário obscuro qualquer, cumprindo-se assim o desígnio jornalístico de informar a população ao mesmo tempo que quase ninguém se apercebe do que se passou!

* Quando se analisam os "casos do país" a memória colectiva é prodigiosamente curta. Os factos são rapidamente esquecidos, algumas pessoas que sofrem de "partidarite" conseguem ser completamente cegas à realidade. Isto inquina qualquer debate que se possa ter seriamente sobre um dado assunto.

O nosso projecto de nome tretas.org (que convidamos desde já a visitar http://www.tretas.org/) trata-se de um wiki aberto à participação de todos.

Pretende-se referenciar, organizar e cruzar informação que é do domínio publico e que tenha sido publicada em meios de comunicação social respeitados e respeitáveis. Não queremos ter opiniões, nem especulação no site. A ideia é termos um repositório de informação sobre os casos mais e menos falados com os factos apresentados da forma mais isenta possível.

A participação no site está aberta a todos que assim o desejem. Já fizemos um esqueleto que poderá servir de ponto de partida. Temos secções de comentários em cada página para serem usadas por aquelas pessoas que querem apenas deixar um pequeno apontamento ou que não têm inclinação para participar num wiki (notar que os comentários são moderados). Quem se quiser registar, pode imediatamente participar, editando directamente as páginas do wiki sendo estas alterações publicadas assim que as submeter para o servidor. Como são mantidas todas as alterações feitas num documento é possível ver qual foi a contribuição de cada um.

Vamos tentar a todo o custo manter a total imparcialidade em relação às cores políticas (e isto só acontece se tivermos a participação do máximo número de pessoas possível). Não é admitida qualquer forma "partidarite" vinda seja de que quadrante for.

O tretas.org só terá algum valor se tiver participantes. Assim pedimos que considere participar e se quiser, publicitar esta iniciativa. Se tiver dúvidas ou qualquer outro tipo de questões, por favor não hesite em contactar-nos:


Helder Guerreiro: helder.guerreiro@tretas.org
José Lopes: jose.lopes@tretas.org


Com os melhores cumprimentos,
--
Helder Guerreiro
http://www.tretas.org

Sem comentários: