03/02/2010

Serviço inovador leva crianças à escola


In Diário de Notícias (2/2/2010)
por FÁTIMA ALMEIDA

«Os pais estacionam nos parques da EMEL e seguem de transportes, os filhos vão de carrinha 'Bus'ina'

A Mariana, de sete anos, a Maria, de nove, e a Mafalda, de onze, chegaram ao parque de estacionamento de Sete Rios no carro da família, mas quem as levou à escola, em Telheiras, foi a carrinha do Bus'ina. O pai, Renato Paço, deixou o carro estacionado no parque e, depois de desejar "um dia feliz", seguiu de metro para o emprego, no Cais do Sodré. A mãe, Marta Paço, acompanhou as filhas numa manhã destinada a experimentar o serviço "Bus'ina - mobilidade à sua medida".

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) e a empresa de transporte personalizado de crianças Easy Bus, permite que os pais deixem os carros num parque da EMEL e a partir daí se desloquem de transportes públicos para o emprego, ao mesmo tempo que os filhos são transportados para a escola numa carrinha movida a gás natural.

O serviço integrado, que tem como objectivo diminuir as deslocações de automóveis dentro da cidade e promover o uso do metro e autocarro, já está a funcionar e custa entre 115 e 160 euros (ver caixa). As famílias podem experimentar o serviço um dia sem compromisso, referiu a presidente da Easy Bus. Leonor Gomes avança que o teste vai estar disponível durante vários meses para que as pessoas possam ter um primeiro contacto com o produto.

A família Paço testou o serviço na quarta-feira. Já são clientes dos serviços de transportes personalizados para crianças a partir de casa, mas o pacote com estacionamento compensa. "É economicamente mais simpático", refere Marta Paço, uma vez que só a mensalidade do transporte ronda os 150 euros. E com a recolha feita em casa têm ainda de pagar o parquímetro, já que utilizam o carro para se deslocar até ao trabalho. A carrinha Bus'ina faz o transporte a partir de nove estacionamentos (ver caixa). Os locais foram pensados estrategicamente, "pela proximidade de centros de negócio como de transportes públicos".

Além da comodidade, a empresa refere a competitividade dos preços como uma mais-valia, já que, como recorda o director de marketing da EMEL, Diogo Homem, só a mensalidade de um parque pode custar entre os 60 e os cem euros, sendo mais caros no centro da cidade. A empresa acredita que esta prática pode trazer mais utilizadores aos parques, mas salienta que é uma iniciativa que pretende tirar carros da cidade e facilitar as deslocações das famílias. As viagens destinam-se apenas a estabelecimentos de ensino no concelho de Lisboa. (...)»

13 comentários:

JKL disse...

Lécas.
O Renato Paço já vai de Metro para o trabalho?
Grande novidade... É que eu, dede que o conheço, sempre o vi a andar de pópó, o metro era uma escolha ocasional...
Grandes progressos. Espero que não tenha sido só para a "fotografia".

Filipe Melo Sousa disse...

Alguém me lembre de nunca aceitar conselhos financeiros do Paulo Ferrero, pois este homem quer-me levar à ruína ao aconselhar-me este serviço.

Xico disse...

Filipe Melo Sousa disse...
Alguém me lembre de nunca aceitar conselhos financeiros do Paulo Ferrero, pois este homem quer-me levar à ruína ao aconselhar-me este serviço.

10:27 PM







LOOOOOOOOOOOOL

joao pedro barreto disse...

Filipe,

Elucida-nos um pouco mais..

Como te deslocas de casa para o trabalho e quanto te custam por mês essas deslocações?
E, tivesses tu um filho ainda numa idade em que não pudesse ir autonomamente para a escola, que opção tomarias tu para levares o filho à escola, antes de ires para o trabalho?
E quanto te custaria essa opção a mais?

O serviço da emel é exclusivamente para escolas no município, logo assume que a escola/creche do teu filho era no município também.

joao pedro barreto disse...

Filipe,

Pergunto-te isto porque, naturalmente, o serviço da EMEL não será vantajoso para todos, mas acredito que seja para muitos - e isso já o torna uma boa ideia.

No meu caso, em que o meu custo mensal médio em transportes casa-trabalho é 28,10€ (custo do passe carris/metro), se tivesse de levar uma criança à creche/escola todos os dias, encontro 3 hipóteses:
1) Se tiver a sorte da creche/escola da criança estar servida por transportes públicos e isso não me obrigar a fazer um desvio absurdo, levaria a criança por metro/carris e depois seguiria o meu caminho para o trabalho. Custo: 28,10€ (meu passe) + 15,45€ (passe criança metro/carris)
2) Se a hipótese anterior não for prática, então outra hipótese seria usar o serviço da EMEL.
Custo: 28,10€ (meu passe) + 115€ a 160€ por mês = 143€ a 188€ por mês

3) Outra hipótese seria usar carro.
Ora façamos um exercício simples.
Partamos dos seguintes pressupostos, muitos deles nivelados por baixo para beneficiar esta hipótese:
- a aquisição do carro é gratuita (por exemplo, porque o carro já foi comprado antes)
- esqueçamos as revisões, manutenção, seguro;
- assumamos que o percurso casa-creche-trabalho é curto (mas não demasiado curto; caso contrário a primeira hipótese seria válida), por exemplo 10km, logo 20km por dia útil, logo 5220kms/ano;
- assumamos que o carro, em cidade, gasta 6L aos 100 e que a gasolina custa 1,3€ por L;
- assumamos que tenho a sorte de, durante o dia de trabalho, estacionar num dos parques mais baratos de Lisboa, com avença a 60€ por mês (e que não estaciono ilegalmente sem pagar).

Somando tudo, o custo mensal fica a 60€ de parque + 33,30€ de gasolina = 93,93€ por mês.
Se quisermos ser mais realistas e incluir aqui o peso da aquisição do carro, seguro, manutenção, revisões, este valor dispara rapidamente para o dobro.
(basta ler este exercício sobre o custo de um carro: http://100diasdebicicletaemlisboaapoio.blogspot.com/2008/02/quanto-custa-ter-e-usar-o-meu-automvel.html)

Resumindo:
Hipótese 1 (metro/carris): claramente a mais barata.
Hipótese 2 (serviço Bus'ina + metro/carris): 143€ a 188€ por mês, pai perde apenas o tempo de deixar a criança num dos vários pontos de encontro.
Hipótese 3 (carro próprio): 93€ por mês + despesas de manutenção/aquisição do carro; pai gasta o tempo de condução até à creche/escola e depois até ao trabalho

Parece-me fácil encontrar um grande número de pessoas em que a hipótese 1 não seja viável e, tendo de optar entre a 2 e a 3, a 2 seja a mais barata (ou tenha preço comparável), menos consumidora de tempo e a com menos impacto ambiental.

Há algum passo do meu exercício que esteja errado?

Xico disse...

Eu vou todos os dias buscar crianças à escola por 60€ mês, entrem em contacto comigo que levo mais barato que essas empresas. Só não passo recibos nem uso um colete refletor, mas de resto a deslocação casa escola está assegurada.

joao pedro barreto disse...

Fico contente, Xico.
Quanto mais concorrência houver ao uso exclusivo do carro privado, melhor para quem anda na cidade.

Filipe Melo Sousa disse...

Acho piada que o barreto faz as contas, para concluir que no fim a banha da cobra dele é mais cara, e mesmo assim teima em recomendá-la. O que se há de fazer. Gosta de ser roubado. há pessoas assim. O Madoff tinha também investidores a bater à porta.

joao pedro barreto disse...

Filipe,

Acho notável que em 2 posts teus com a mera intenção de criticares uma ideia que pode ser boa para muitos de nós e tirar mais uns quantos carros da estrada não tenhas conseguido por nenhuns números concretos. Limitas-te a atirar comentários que não fundamentas minimamente para levantar algum ruído, e uns risos do Xico, apenas isso.

Só tu viste nos meus números uma evidência de que o bus'ina é sempre mais caro que a opção de levar o filho à escola pelo próprio carro.
O meu exercício foi intencionalmente baseado em pressupostos demasiado simplistas, porque beneficiam em muito a hipótese de usar o próprio carro. Assumo que manutenção, seguro, selo, aquisição custam zero. Assumo 60€ por mês de estacionamento, quando para um vasto número de automobilistas que trazem o carro para trabalhar em lisboa esse número é irrisoriamente baixo.
Apesar dessas componentes do custo estarem de fora no meu exercício, o carro aproxima-se do preço do bus'ina. Se incluires as componentes, não tenho dúvidas de que *em muitos casos* o bus'ina fica mais barato.
É essa a conclusão das minhas contas: haverá muitos casos de muitos pais em que o bus'ina compensa (nota que não generalizo a *todos os pais*).

Acho notável como, para além de teres interpretado mal os meus números, nem te dignaste a esclarecer com números minimamente concretos se tu estarias no caso daqueles em que o bus'ina compensaria, ou se no caso daqueles em que o bus'ina não compensaria.
Espero que não seja por medo de perderes razão. Vá lá, deixa de parecer um troll e elucida-nos.

Finalmente: nota que a discussão até agora focou apenas números de euros. Há muitos para quem isso não é tudo.
O tempo que se poupa ao deixar a criança no ponto de encontro do bus'ina (ou qualquer outro serviço deste tipo) vs o tempo gasto no trânsito a levar a criança no nosso carro é algo que para muitos pais vale muito (ou se quiseres, vale muito dinheiro).
O facto do bus'ina permitir a alguns deixar o carro paradinho, sem poluir a cidade e os seus peões com fumo e ruído para muitos pais vale também muito.
Acredites ou não, há alguns que estão até dispostos a pagar mais para ter estas duas vantagens garantidas.

Xico disse...

O que o Filipe está a dizer que há maneiras mais baratas de levar os filhos à escola que o bus,ina. Se contratarem alguem (particular ou taxi com serviço fixo) para o fazer fica mais barato.

Maxwell disse...

Hmmm não deveria ser responsabilidade da autarquia (na teoria, pelo menos) assegurar que existem meios de transporte especialisados para o transporte de crianças entre casa-escola? Não sei, como a criação de percursos especificos, com autocarros especificos, mais ou menos como as School Buses nos Estados Unidos da América?
Penso que faria todo o sentido.

Xico disse...

É da lei as câmaras garantirem transportes escolares e cobrarem preços sociais. A CML mais uma vez a ser negligente, mas pelos vistos ninguem se queixa da ilegalidade.
Em qualquer concelho de Portugal por mais pobre e rural que seja a câmara garante o transporte, em Lisboa dá-se de bandeja aos boys e têm toda a legitimidade para chular.

Xico disse...

Quando se critica a camara de n cumprir a lei, faz-se um silencio. Mas se for para criticar empresas especulativas é um chavascal de todo o tamanho!!!! Vá se lá perceber esta gente do cidadania lx!!!!