26/03/2010

Relatório a infiltrações em lojas da Rua do Carmo iliba câmara de Lisboa

In Público (26/3/2010)
Por Inês Boaventura

«O relatório de peritagem sobre as infiltrações em lojas na Rua do Carmo está concluído e, segundo o vereador das Obras Municipais, demonstra, "sem qualquer margem para dúvidas", que o problema é anterior às obras que a Câmara de Lisboa está a realizar nos terraços do Carmo.

O vereador Nunes da Silva garante aliás que foram encontrados registos de lojistas queixando-se de infiltrações ainda nos anos 90, sendo que a empreitada a cargo da autarquia começou apenas em 2009.

"Há lojas que têm autênticas couves nas fachadas, o que não acontece num mês", disse ainda o autarca que, já em Janeiro, tinha atribuído o problema a obras que os inquilinos dos espaços comerciais teriam feito, danificando o sistema de drenagem dos edifícios.

Nunes da Silva adianta que o relatório agora concluído demonstra "claramente" essa tese, mas acrescenta que, ainda assim, a autarquia encarregar-se-á de algumas reparações nas duas lojas de que é proprietária. Essa intervenção, explica, deverá passar pela construção de "uma abóbada secundária", para evitar novas infiltrações.

As restantes quatro lojas da Rua do Carmo afectadas são propriedade da Direcção-Geral do Tesouro, entidade à qual a Câmara de Lisboa já entregou o relatório de peritagem, que deverá ser divulgado na próxima semana.

De qualquer forma, Nunes da Silva salienta que todos os lojistas estão já a beneficiar de duas obras entretanto realizadas pela Câmara de Lisboa: a impermeabilização dos terraços do Carmo e a instalação de um novo sistema de drenagem, que por enquanto é provisório e passa pela fachada.

Alguns dos comerciantes cujas lojas foram afectadas, ameaçaram avançar para tribunal com uma providência cautelar, responsabilizando a autarquia pelos problemas que teriam surgido em consequência das obras.»

...

Homessa. Costumo entrar na Luvaria Ulisses, na Joalharia do Carmo e na loja da Ana Salazar e, confesso, nunca vi infiltrações, muito menos estuque a soltar-se.

2 comentários:

Anónimo disse...

E depois os turistas que adoram Lisboa entusiasmam-se à brava com couves nas fachadas, sobretudo em pleno Chiado.

Anónimo disse...

«- O relatório de peritagem sobre as infiltrações em lojas na Rua do Carmo, em Lisboa, está concluído e a Câmara Municipal "reparará aspectos" no interior das duas lojas das quais é proprietária, revelou o vereador Nunes da Silva.
A autarquia lisboeta, "como proprietária" de dois dos edifícios afetados por infiltrações, "tem que assumir os custos que lhe sejam imputados" no relatório, declara o vereador do executivo com a pasta das Infraestruturas e Obras Municipais.
"Há aspectos que obviamente tem que ser a Câmara a reparar, como terá de ser a Direção Geral do Tesouro [proprietária dos restantes espaços afetados] a reparar dentro das lojas", afiançou o responsável da Câmara de Lisboa à agência Lusa».

Ou seja, o que ontem era verdade hoje é mentira e o que hoje é mentira amanhã é verdade e assim sucessivamente...

E o das trapalhadas era o Santana (por sinal, péssimo presidente da CML, só que os que lá estão não são melhores).