A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai proceder ao reordenamento e reformulação dos mais de 80 quilómetros de corredores “bus” existentes na cidade. A autarquia prevê a introdução do conceito “bike+bus”, permitindo que alguns dos corredores passem a ser também exclusivos para bicicletas, avança a Transportes em Revista.
Segundo o vereador da Mobilidade da CML, Fernando Nunes da Silva, “vão existir três tipos de intervenções, sendo que o primeiro corredor Bus a ser testado será o da Avenida Fontes Pereira de Melo.
A primeira intervenção irá consistir na introdução em algumas destas faixas do conceito “bike + bus”, isto é, para além dos autocarros e dos táxis, estes corredores serão também exclusivos para bicicletas.
Outra das medidas é a criação de corredores “bus” com horários, que funcionam em função da procura e das necessidades, um sistema que se encontra actualmente em funcionamento na cidade de Barcelona.
Este tipo de corredores pode funcionar da seguinte forma: por exemplo, até às 10 horas funciona como corredor “bus” normal, até ao meio-dia servirá para cargas e descargas, das 12:00 às 14 horas novamente corredor “bus”, depois até às 17 horas como estacionamento, até 20 horas novamente corredor “bus” e à noite como estacionamento para residentes.
A terceira intervenção, revela Nunes da Silva, “passa por completar alguns dos corredores existentes na perspectiva da reestruturação da própria rede da Carris, desde que sejam complementares ao Metropolitano”.
Neste sentido, “todas as ligações transversais entre linhas do Metro terão prioridade para receber corredores “bus”, isto é, se a própria Carris decidir fazer essa reformulação, porque se continuarem a apostar em corredores sobre o metropolitano esta medida deixa de fazer sentido. Portanto, vão desaparecer alguns e outros vão ser aumentados, sempre em função da frequência da Carris”, concluiu o vereador.
Recorde que, numa entrevista exclusiva ao Menos um Carro, Fernando Nunes da Silves referiu que ” Lisboa até tem mais corredores BUS do que o necessário. Segundo os manuais dos transportes e segundo a própria Carris, só se instituem corredores BUS se houver mais de 20 circulações por hora. Neste momento todas as zonas que têm mais de 20 circulações por hora já têm corredor BUS e até há corredores BUS onde já nem há essa oferta – já houve, no passado”.
In MenosumCarro
1 comentário:
A câmara sempre empenhada em prejudicar o serviço da Carris.
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