Ao longo das últimas décadas do séc. XX grande parte do mobiliário urbano de origem das praças e jardins de NY foi descaracterizado, nomeadamente através do abate insensível de candeiros, bancos, etc. Mas as autoridades de NY estão a reabilitar estes espaços públicos de referência da cidade, numa filosofia de restauro e não de "modernização". Infelizmente ainda temos funcionários na CML, por exemplo na DIP, que não prestam grande atenção (desprezando até!) ao património dos candeeiros de Lisboa, muitos deles desenhados especificamente para a cidade como é o caso das consolas de iluminação que equiparam o Bairro das Novas Nações desde os anos 50 do séc. XX até este ano.
11/04/2011
Candeeiros de Iluminação Pública: Lisboa versus New York
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
o desprezo da CML pelo património é uincrivel. Custa-lhes entender que candeeirioas opodem se rpatriomónio, o que revela a impreparação cultural e politica daquela gente.
Até em S. Paulo - Brasil, onde estive recentemente, extensa er dificil metropole, existe o cuidado de manter os candeeiros antigos onde eles existem.
NC
Onde estão os candeeiros do Terreiro do Paço?
Porque foram retirados? Para colocar uns palitos/espetos assustadores?
muitas ruas do centro de Londres têm candeeiros antigos, bem conservados e estimados, a funcionar a gás! para a câmara de Lisboa isso seria "obsoleto" ou uma "vergonha" ou ainda "perigoso"! é extraordinária a ignorância e novo-riquismo dos nossos técnicos camarários!
também eu pergunto: onde estão os belíssimos candeeiros do séc. XIX da Praça do Comércio?!
Os candeeiros da fotografia parecem estar ligados, e durante o dia ! Parece-me de todo irracional andar a iluminar a gás a cidade, quanto custa ? que impacto ambiental é que tem ?
O que mete dó nesta cidade, é que se perdem referēncias de mobiliario urbano para dar lugar ao mau gosto, fruto de quem não percebe nada de uma cidade cosmopolita. Onde está a Sra. Arquitecta que muito bem falava?
Enviar um comentário