07/04/2011

VENDE-SE: «Garagem com Apartamento» na Rua Ivens

No Chiado, o modelo insustentável da «Garagem com apartamento» continua a receber todas as aprovações necessários das autoridades que supostamente devem salvaguardar o património arquitectónico. Mais um imóvel pombalino demolido (apenas a fachada principal para a Rua Ivens se manteve) para que fosse possível construir 5 caves para estacionamneto de viaturas particulares. No Chiado, dos bairros do país mais bem servidos de transportes públicos! Mas Portugal prefere continuar a agravar modelos de mobilidade insustentável e estilos de vida cada vez mais obsoletos. Por este andar, o Chiado será um subúrbio para a classe alta, onde os fregueses entram e saiem dos seus imóveis de luxo (falso!) pelas portas das garagens em vez das portas dos prédios pombalinos. Luxo (verdadeiro!) será viver num apartamento pombalino restaurado segundo os mesmos padrões de autenticidade que vemos em Paris, Londres, Viena, Amesterdão, etc. Autenticidade patrimonial? Um valor que o novo PDM não parece estar minimamente preocupado em promover. Hoje é o primeiro dia da discussão pública do novo PDM. PARTICIPE! DECIDA O FUTURO DA SUA CIDADE!

8 comentários:

Anónimo disse...

Além das garagens, muitos destes apartamentos são T3 e T4, supostamente para atrair "as famílias."
Como se a Baixa de qualquer capital Europeia fosse para as famílias!
Basta olhar para os centros históricos de cidades como Paris (ou NY) onde os apartamentos são pequenos em pequenos bairros habitados por jovens profissionais solteiros, artistas, gays, e residentes semi-permanentes estrangeiros.

Pelos vistos no Chiado acha-se que vão ser as famílias que vão habitar esses apartamentos, entrando e saindo todos os dias de carro para trabalhar longe, sem viver o bairro e o comércio local... Ou seja, acham que quem escolher viver no Chiado terá um estilo de vida suburbano!

Gonçalo disse...

"[...] habitados por jovens profissionais solteiros, artistas, gays, e residentes semi-permanentes estrangeiros [...]"

Essas raças à parte... Não faz mais sentido dizer que é preferível a Baixa ser habitada por *jovens*? Que raio de descrição, quer-se ser "moderno" à pressa e à força.

Unknown disse...

Meu caro, sabe como é que é riquissimo, chiquérimo. A reabilitação tá na moda... o centro da cidade não é para pobres inteligentes, é para ricos burros, compreende.

Anónimo disse...

Não, o centro da cidade não é para pobres. Os centros são os corações e os pulmões de uma cidade e por isso precisam de vitalidade. Isso só se consegue com gente com poder de compra. Aliás, um centro da cidade para "ricos" (classe média-alta) beneficia toda a gente, incluindo os pobres.
E digo isto não sendo da classe média-alta.
Uma coisa é certa: os centros históricos não são para grandes apartamentos com garagens e por isso não são para famílias.
A Baixa, Bairro Alto, Alfama, Chiado são para os "jovens" solteiros. É assim em qualquer grande cidade desenvolvida. É isso que as torna grandes cidades com vida.

Filipe Melo Sousa disse...

lá temos mais uma vez desbobinada a cartilha dos ciclotontos fundamentalistas

Xico205 disse...

Porque é que o meu comentario não foi aprovado?!!!

Anónimo disse...

"lá temos mais uma vez desbobinada a cartilha dos ciclotontos fundamentalistas "

Antes de debitares a cassete do costume ao menos podias ler minimamente o texto.
A primeira pessoa a falar de bicicletas foste tu.

Diogo disse...

A ideia de que Paris e NY não têm famílias residentes é incorrecta.E há discussões sobre os restauro de edifícios em todas as grandes cidades, sendo que o IPPAR tem defendido bem a zona.
Pode-se discutir se o Chiado será um bairro Boémio ou residencial.
Eu, residente solteiro gay não-artista, creio que é residencial e que o bairro fica mais bonitos com os carros nas garagens e não em cima dos passeios como estão todas as noites