16/04/2011

Mudança de António Costa custa 672 mil euros

Costa espera que a sua presença contribua para regenerar o Intendente

O autarca prevê ficar no Largo do Intendente, na antiga fábrica de azulejos da Viúva Lamego, até 2013 (por Ines Boaventura in Publico)

É no seu novo gabinete, com janelas voltadas para a Travessa do Cidadão João Gonçalves, que o presidente da Câmara de Lisboa espera imprimir à zona do Intendente “a dinâmica de regeneração” de que esta zona há muito tempo carece. O aluguer das instalações, onde António Costa deverá ficar até 2013, tem um custo mensal de 5600 euros.

O autarca abriu ontem as portas do número 27 do Largo do Intendente Pina Manique aos jornalistas, guiandoos pelos três andares onde está a trabalhar “desde quinta-feira da semana passada”. O edifício com 700 metros quadrados era uma antiga fábrica de azulejos da empresa Viúva Lamego, que nos últimos tempos foi utilizada como armazém.

Segundo António Costa, o imóvel foi arrendado por dez anos, por um valor mensal de oito euros o metro quadrado, o que perfaz 672 mil euros. O presidente da câmara explicou que a totalidade da renda foi paga antecipadamente, uma parte em dinheiro e outra com a realização de obras no edifício, que, segundo o autarca, “estava bastante degradado”.
António Costa diz que só deve ficar no Intendente até 2013, por acreditar que nessa altura já estará “em velocidade de cruzeiro” a mudança que pretende imprimir a esta área, à custa de uma intervenção no espaço público, da requalificação do edificado (pela autarquia e por privados) e de um programa de âmbito social. Depois disso, o autarca admite negociar com o senhorio a entrega do edifício ou dar-lhe uma nova utilização, por exemplo instalando ali outros serviços municipais.

António Costa frisou que aquilo que se fez na antiga fábrica foi “uma intervenção minimalista”, na qual foram preservados “ vários sinais do passado industrial do edifício”, como a chaminé que ocupa parte do seu actual gabinete, frisos de azulejos e a entrada de um forno. O presidente destacou ainda o “magnífico trabalho dos calceteiros”, que criaram “um motivo exclusivo” com corvos na entrada principal do prédio.

O autarca admite que o Intendente “era uma zona de Lisboa que conhecia mal”, mas depois de uma semana no local não lhe poupa elogios: “Este largo tem um enorme potencial. É um dos mais bonitos de Lisboa e tem alguma reserva dos grandes caudais de trânsito.”
--------------------------------------------------------------------------------
Dá-se o benefício da dúvida ... e aguardamos em grande expectativa os efeitos positivos na envolvente (visíveis na reabilitação do edificado,no comércio e na qualidade de vida no quotidiano) que compensem, em tempo de grande austeridade, estes investimentos ... que nos provem definitivamente que este não é apenas um gesto demagógico e politiqueiro ...
António Sérgio Rosa de Carvalho

10 comentários:

Anónimo disse...

Espero que tenha levado o Zé, também muito dado a folclores.

Anónimo disse...

É urgente o FMI impor o corte IMEDIATO destas despesas da CML, aliás nem ninguém conhece o défice da CML.

Suspendam as Festas, as obras na Casa dos Bicos, a adulteração dos jardins, a esplanada do Siza junto ao Convento do Carmo (outro crime contra a paisagem urbana de Lisboa), cancelem imediatamente esse novo PDM que até prevê a Nova Ponte e nova Gare do TGV que nunca será construída.

E que o Salgado vá fazer obras para Angola, que parece que lá há muito dinheiro ...



E vendam os carros dos vereadores para pagar o défice da CML.

Anónimo disse...

600/6=100.000 dá para arranjar umas poucas de casas.
Fazer um contrato por tantos anos?
Não sei se não preferia as putas e as brocas.

Anónimo disse...

o anónimo acima não tem mesmo bom senso

Anónimo disse...

Fico enjoada com estas notícias. Isto é uma loucura. Não me digam que o Costa, tão proximo do Socrates,(agora menos, porque quer se distanciar da desgraça total e subir para qualquer coisa importante a seguir do emprego na CML) não sabia do estado das contas públicas e da CML.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
600/6=100.000 dá para arranjar umas poucas de casas.
Fazer um contrato por tantos anos?
Não sei se não preferia as putas e as brocas.

9:53 PM

.....................

Tem toda a razão.

Xico205 disse...

O FMI que corte o que quiser mas nas festas não.

E se os carros dos vereadores pagassem o défice estávamos nós muito bem.

Anónimo disse...

Devem colocar o interesse de Lisboa acima da V. mesquinhez. Se António COsta se mudasse para um Palacete na Lapa ou uma moradia no Restelo, isso sim seria criticável. A ideia é boa, vai alterar o ambiente na zona, e os proveitos irão seguramente ultrapassar os custos.

Luís Alexandre disse...

Para já, vou dar o benefício da dúvida.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Devem colocar o interesse de Lisboa acima da V. mesquinhez. Se António COsta se mudasse para um Palacete na Lapa ou uma moradia no Restelo, isso sim seria criticável. A ideia é boa, vai alterar o ambiente na zona, e os proveitos irão seguramente ultrapassar os custos.

10:35 PM

--------------------

Sim, vai alterar imenso o ambiente da zona... Basta conhecer a zona e ver onde o presidente se vai instalar para ver que vai ser uma diferença parva!

E se os drogados, os traficantes, as putas e os chulos não estiverem naquelas duas ruazinhas que dão para a Av Almirante Reis nem no Largo, estão nas ruas de trás (R. Bombarda, Tv do Maldonado, etc...) ou do outro lado da Av Alm Reis junto ao Hospital do Desterro.

Estou para ver se a partir de agora os presidentes da câmara estão a mudar de gabinete de 3 em 3 anos (com o tempo que já andam a preparar a mudança dum gabinete!!!) a perseguir libertinos.