01/10/2011

António Costa levou ministra ao Intendente para mostrar que a reabilitação já começou


Antevisão da intervenção para "mudar" o Intendente

António Costa levou ministra ao Intendente para mostrar que a reabilitação já começou
Por Inês Boaventura in Público

O presidente da Câmara de Lisboa foi o guia da visita a um prédio municipal reabilitado, a uma residência universitária e a outra destinada a artistas


O presidente da Câmara de Lisboa foi ontem de manhã o guia de uma visita ao Intendente, destinada a mostrar à ministra do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, "exemplos de reabilitação" que António Costa gostaria que tivessem um efeito de "contaminação" a todo o bairro da Mouraria.
A autarquia vai dar início em breve à reabilitação do espaço público entre o Largo do Intendente e o Largo Adelino Amaro da Costa, que deverá prolongar-se até Junho de 2012. O principal objectivo, segundo o autarca socialista, é criar "um percurso bem organizado e atractivo, que abra o bairro e favoreça a circulação".
Essa obra implica um investimento de mais de 2,5 milhões de euros, metade dos quais terão financiamento comunitário, ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Este programa financiará também a criação de um centro de inovação, de dois equipamentos para jovens e idosos, de um parque infantil e de um espaço dedicado ao fado, no Largo da Severa. No total estas empreitadas vão custar 7,5 milhões de euros.
Em paralelo a Câmara de Lisboa canalizou para a Mouraria verbas do Programa de Investimento Prioritário em Acções de Reabilitação Urbana (PIPARU), que serão utilizadas em edifícios municipais. António Costa revelou ontem que 21 fogos, de um total de 36, já foram reabilitados, estando os restantes em obra.
Um dos edifícios já prontos a habitar é o número 22 da Travessa da Cruz, uma obra que tinha sido lançada durante a presidência de Pedro Santana Lopes (PSD) mas que só agora chegou ao fim. Além deste imóvel, António Costa fez questão de mostrar à ministra Assunção Cristas dois outros, ambos propriedade de uma sociedade imobiliária familiar ligada à Viúva Lamego. O número 19 do Largo do Intendente foi arrendado à associação cultural Sou, para a instalação de residências artísticas e turísticas. No número 6 da Avenida Almirante Reis está já a funcionar como residência universitária.
Quando estiverem concluídas as intervenções do PIPARU, do QREN e também do programa municipal BIP-ZIP (que para a Mouraria canalizou 175 mil euros), António Costa reconhece que haverá ainda "um trabalho ciclópico a desenvolver". Mas esse, diz, estará nas mãos dos privados.

------------------------------------------------------------------------------------

Esta Ânsia de “mostrar” obra demonstra um certo nervosismo … pois trata-se … e Costa sabe isso … de uma Missão Impossivel ...
Resultados ao fim de tanto tempo ... mais de que ... magritos ...
E Costa já iniciou a desculpa-alibi da crise ... que o vai impedir de cumprir os seus objectivos ... "só com muita criatividade ou milagre"...
Pergunta: 32 Milhões aplicados na inutilidade desnecessária ...“naquilo”, que anteriormente se chamava Museu dos Coches ... mais os custos acrescentados no processo de busca para descobrir para que serve “aquilo” ... que contribuição poderiam ter tido para a Reabilitação Urbana de Lisboa ... ou pelo menos ... para acabar a Ribeira das Naus ... ou o Terreiro do Paço?
Entretanto a dinâmica está toda do lado de Saruman, mais conhecido como Manuel Salgado ... que continua na sua “missão” imparável de demolições ... e de destruição de Património.
António Sérgio Rosa de Carvalho

4 comentários:

Anónimo disse...

Que modéstia! 3 exemplos de reabilitação, coisa em grande, só se pretende que contaminem a Mouraria?!

E porque não toda a Lisboa e arredores?

Anónimo disse...

O Presidente da CML recusa-se a admitir o óbvio.

E continuam as festas todos os dias, a Casa dos Bicos (que "obras" são aquelas ?
E não cancelou essa prococação que é o projecto Ribeira das Naus.

Limpe, Costa, Limpe, acabe com essas palhaçadas.

Anónimo disse...

Costa insiste em gastar dinheiros públicos em obras de fachada e que apenas tentam mostrar uma competência que não é a sua. Mais uma vez mostra que a CML não passa de um trampolim para vôos mais altos. E os lisboetas que paguem a fatura e tenham condições degradantes, terceiro-mundistas e escabrosas na cidade capital do país.

Xico205 disse...

Gostava de saber o quê que o meu comentario tem de mal para não ser publicado!!!