05/11/2011

FALSA REABILITAÇÃO: a patética "nova" antiga Engomadoria Ramiro Leão

Na Travessa da Pena existia um interessante edifício industrial dos finais do séc. XIX: era a antiga engomadoria Ramiro Leão. O imóvel estava identificado no PDM na carta municipal do Património. Mas um dia o proprietário resolveu demolir o imóvel na sua totalidade - um acto da maior barbaridade, um exemplo de ilegalidade total. Mais tarde a CML "obrigou" à sua "reconstrução"... mas nos ridículos moldes em que foi feito - sem qualquer atenção a valores de autenticidade (vejam as pobres caixilharias de alumínio lacado)! Para "reconstruir"assim, à Disneilândia, mais valia estarem quietos e pensarem num edifício novo de qualidade que não fosse uma vergonha para as futuras gerações. Isto que lá está é uma ofensa ao património. Não tem valor patrimonial nenhum - é tudo 100% novo, nada resta da fábrica original do edifício. Falsa reabilitação no seu pior!

17 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Queria o antigo cheiro de mofo, as madeirinhas a ranger, canalizações de chumbo, tabique para ouvir o que os vizinhos fazem, vão de escadas apertadinhos, infiltrações, manutenção dispendiosa e artesanal, consumos de aquecimento que é um disparate. Enfim, desconforto de toda a espécie. Fique lá no séc 19, e deixe os outros viver em paz.

Anónimo disse...

As janelitas azuis estão feiosas, é verdade, mas vou contar uma coisa.

Conheço um atelier de arquitectos que insistem em manter a coisa em madeira. Resultado: são as que têm pior aspecto no prédio, estão todas despintadas, empenadas, as frinchas por onde entra o calor no verão e agora o frio afligem... mas com isso não parecem ralar-se nadinha.

Julio Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julio Amorim disse...

Bolas Filipe....está na Holanda e ainda não aprendeu mais? Deve sentir uma enorme falta de carros nos passeios e janelinhas de plástico? Leia lá bem o que o Fernando Jorge escreveu....

Filipe Melo Sousa disse...

Ora bem, quando vou a Lisboa estaciono em cima do passeio, e quando estou cá estaciono na garagem. Porque em Lisboa não há lugares a não ser.. no passeio. Queixe-se ao Costa.

Anónimo disse...

Deve ser uma das fachadas mais feias que já vi...

Xico205 disse...

Estivessem todos os edificios reabilitados desta maneira e estavamos nós bem. São precisamente estas reabilitações que contrariam a tendência de suburbanização mas voces lá sabem...


Estes individuos se virem uma cidade africana em que a maior parte das crianças anda descalça e se a Nike tiver uma campanha em que oferece tenis a essas crianças, secalhar tambem se põe a reclamar que os tenis da Nike são feios e que ou lhes davam tenis Adidas ou mais valia elas continuarem descalças!

Anónimo disse...

Não vou falar da obra em si porque não conheço. Mas não era possível apresentar uma fachada mais bonita em termos de cores e pormenores, bastava mudar a cor das janelas para se tornar aceitável?

O sr xico205 diz , "...edificios reabilitados desta maneira e estavamos nós bem..." Eu digo: Só se for na Xicolandia!
E esse tipo de argumento do "se" baseado em comparações e suposições trazendo sempre os mesmos (Os Africanos) ao barulho é muito fraco e limitado para acrescentar algo que sirva de justificação a esta reabilitação.
Cada caso é um caso e neste se o problema era falta de fundos para desenvolver um projecto agradável mais valia não terem feito nada.
Ou será que um terreno só apresenta uma mais valia a uma zona urbana se o enchermos com betão?

Xico205 disse...

...tem razão, ao abandono e a ruir é que os edificios fazem falta.

Anónimo disse...

Lá está o sr xico205 a interpretar os comentários dos outros à sua maneira, ninguém disse que preferia os edifícios a ruir e ao abandono, era sempre preferível fazerem uma limpeza dos entulhos do terreno em questão do que se lançarem para um novo projecto que não vai dar nada de útil e de agradável a esta zona De edifícios vazios esta cidade já está cheia.
Mas já percebi que o sr Xico prefere a inutilidade e a mediocridade à utilidade e inovação e como também me parece que é muito limitado em termos de diálogo e de capacidade de compreensão fico por aqui ainda mais porque a estupidez é infinita e eu tenho mais que fazer...

Xico205 disse...

Inutil e mediocre é o seu comentário, porque já este edificio é util e vai trazer inovação. Vai transformar um antigo edificio industrial numa zona de habitação. São precisamente estes projectos que contrariam o abandono do centro de Lisboa, mas como o seu objectivo é apenas falar mal, tem que ser contra o que se faz de bom só para poder dizer mal! São opções. Ainda bem que se acha dono da razão. O que seria do mundo sem si. Os outros são todos uma cambada de estupidos que não sabem nada.

Paulo Ferrero disse...

Pelo que me lembro do caso, essa construção terá sido toda ilegal, tanto assim foi que o vereador MS despachou o seu embargo, mas, curiosidade, quando o embargo lá chegou a obra já estava completamente feita. Lindo.

Anónimo disse...

Xico205:Os outros são todos uma cambada de estupidos que não sabem nada

Exactamente, não podia ter dito melhor...
O reflexo deste País...

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Xico205:Os outros são todos uma cambada de estupidos que não sabem nada

Exactamente, não podia ter dito melhor...
O reflexo deste País...

12:42 AM

-------------------------

Já viste, a importancia que tu tens para o país!!! Mas aposto que quando morreres pouco mais que a tua familia vai sentir a tua falta!

Anónimo disse...

Não aposte porque perdia e não me trate por tu, não sou da sua classe!
Mas o mais curioso é o seu pseudónimo "xico205" nem os primatas merecem ser chamados assim:(
Enfim, até nunca.

Anónimo disse...

"Mas aposto que quando morreres pouco mais que a tua familia vai sentir a tua falta!"
,,,,,,,,,,..............::::::::::
Não se está a referir a si próprio?
Não sei...? Mas vindo do utilizador que mais comenta neste blog, o seu nome aparece sempre na zona dos comentários(mais de 1 por assunto) dá a entender que não tem mais nada que fazer do que participar no blogue, só um palpite..

Anónimo disse...

Caríssimos,
Quanto à falta de gosto na fachada, o facto não deve ter afectado os actuais moradores. Cerca de 80% do edifício está vendido, maioritariamente a cidadãos de países do norte da europa.
No que diz respeito ao suposto despacho do Vereador para embargar a obra, por aí se vê a celeridade com que são tratadas as questões neste país e o acompanhamento e fiscalização que existe.
Metam-se nas vossas vidas! gentinha medíocre e invejosa!