06/11/2011

"O novo negócio dos chineses em Portugal"....

"O negócio de momento são as frutas e os legumes. Basta ver para onde se estão a virar os chineses, trabalhadores, flexíveis, versáteis e adaptáveis à crise, diz quem os estuda. O que é confirmado com uma visita às suas novas lojas.
Dizem que se a roupa e o calçado não estão a dar, tentam procurar o lucro na alimentação, o que não pode faltar, nem que se tenha de recorrer ao barato.
Ao contrário do português, não mantêm um estabelecimento aberto até ao limite, à espera que um milagre aconteça. Por isso, as frutarias estão a substituir "as lojas dos 300" e multiplicam-se.
É isto que os distingue, já que pagam os mesmos impostos que os outros empresários e sujeitam-se às mesmas leis."

in DN 2011-11-06
.................................................................................................

Tem piada....mas isto era o que a Tia Rita e o Tio Zé faziam na minha rua lá para a década de 60, antes dos clientes se mandarem para expressos e modelos.

3 comentários:

Ricardo disse...

E...?
Antes também escreveria cartas ao editor e agora escreve no blog.
E os comentários aparecem a seguir. Conheço espaços de frutaria que ficaram fechados 15 anos até se tornarem clínicas do pelo. Ninguém pegou.
As frutarias estão a reaparecer. Mas uns elevam o preço com o rótulo gourmet, as árvores são massajadas; outros têm consciência mais rápida do que os rodeia.

Anónimo disse...

conheço uma na rua de são marçal e decerto que iria lá se fosse mais perto de casa, especialmente porque está aberta aos sábados de tarde. a que uso, na rua do poço dos negros, quando tenho oportunidade de ir lá (aos sábados de manhã) não é gerida por chineses e talvez por isso feche ao sábado à tarde (não sei porquê, pois o talho não fecha). resultado: acabo por ter de ir ao mini-preço a maior parte das vezes que gostava de ir à frutaria...

Xico205 disse...

Muitos dos restaurantes chineses tambem passaram a japoneses, exatamente com o mesmo dono e empregados. Muda-se a decoração e a ementa e já está.


Estas mudanças de "ramos" repentinas fazem-me lembrar este episódio duma das melhores series portuguesas de sempre: http://www.youtube.com/watch?v=PfvUW9Mm1hU

xD