19/11/2011

Câmaras de Lisboa e do Porto vão poupar nas iluminações de Natal este ano


Iluminações serão "simbólicas"

A Câmara de Lisboa vai gastar 150 mil euros nas iluminações de Natal, verba que contrasta com os quase 846 mil euros gastos no ano passado e com o valor superior a um milhão de euros dispendido em 2009. Segundo o presidente da câmara, António Costa, só vão ser iluminados "dois ou três pontos simbólicos" da cidade.
No Verão, a autarquia anulou o concurso público que tinha lançado (com um valor na ordem dos 750 mil euros) para seleccionar "o melhor projecto global de iluminação". Na altura o vereador Sá Fernandes justificou a decisão com a "gravidade da actual conjuntura económica e financeira" e adiantou que se iria "apenas investir na iluminação simbólica de alguns pontos". Anteontem a confirmação de que assim será chegou pela voz do presidente da Câmara de Lisboa, embora este não tenha revelado quais os sítios em que as luzes vão ser instaladas. O PÚBLICO está desde 31 de Outubro a aguardar respostas da autarquia sobre este tema.
Na Câmara do Porto o vereador do Turismo, Inovação e Lazer anunciou ontem, segundo a agência Lusa, que vai haver uma redução do investimento "na ordem dos 40 a 50 por cento". Segundo Vladimiro Feliz, as luzes ficarão concentradas nas ruas comerciais e turísticas da Baixa e do centro histórico. Em 2010, a autarquia tinha investido menos de 100 mil euros em iluminações.
in Público.

Sem comentários: