18/11/2011

Lojas de conveniência no Bairro Alto passam a fechar às 20h já na próxima semana

In Sol Online (19/11/2011)

«As lojas de conveniência do Bairro Alto, em Lisboa, vão passar a encerrar às 20h a partir da próxima semana, uma medida que reduz em seis horas o horário de funcionamento destes espaços para «acabar com o 'botellón'».
Na inauguração da nova esquadra da PSP do Bairro Alto, localizada no centro daquela conhecida área da vida nocturna da capital, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, disse que «saiu hoje um despacho para limitar a partir da próxima semana os horários das lojas de conveniência de modo a acabar com o fenómeno do ‘botellón’».

'Botellón' é o nome dado à tendência espanhola que junta jovens em espaços públicos com bebidas compradas em supermercados ou lojas de conveniência e que está a atrair cada vez mais noctívagos portugueses, principalmente os do Bairro Alto.

Por isso, salientando que a venda de bebidas em garrafas de vidro pelas lojas de conveniência «resulta na proliferação de materiais e detritos cortantes na via pública, com prejuízo para a saúde e qualidade de vida das populações» e gera «insegurança para pessoas e bens», António Costa propôs em Julho a limitação do horário de funcionamento das lojas de conveniência entre as 8h e as 19h, todos os dias da semana.

Esta proposta esteve em período de audição pública e, num despachado publicado hoje, o presidente de câmara proíbe o funcionamento destes espaços a partir das 20h.

A medida vai começar a vigorar de hoje a sete dias, ou seja, a partir da próxima quinta-feira estes espaços vão estar abertos menos seis horas do que o habitual.

A insegurança, os detritos cortantes, a falta de higiene, os problemas na qualidade de vida das populações e a conflitualidade com os restaurantes e bares com licenças próprias foram novamente citados como argumentos para esta medida.

No despacho, o autarca salienta que a maioria dos contributos dados à câmara durante o período de audição pública foi favorável à limitação do horário, defendendo que «a adopção desta medida pode trazer melhoria para a segurança dos consumidores, moradores e comerciantes».

António Costa diz que as entidades devem emitir novos mapas de horário de acordo com as novas regras, "perdendo a validade aqueles que se encontrem em desconformidade” com este despacho, que não põe, contudo, em causa as excepções autorizadas anteriormente.

A Polícia Municipal fica responsável pela fiscalização do cumprimento dos horários.

À margem da inauguração, o autarca disse ainda que a dívida da câmara de 116 mil euros em gratificados (pagamento das horas extra nocturnas) dos agentes da PSP no Bairro Alto surgiu de um «problema burocrático» e que o município «está a proceder à sua regularização».

Lusa/SOL»

...

Ou seja, não foi possível o nosso debate, mas os assuntos pendentes começam a ter algum efeito;-)

5 comentários:

Anónimo disse...

Ridículo! Belo lobby dos bares. E com os copos de plástico que enchem as ruas pela manhã, não se acaba? E os buracos nos passeios e ruas, não são perigosos?

Filipe Melo Sousa disse...

Em vez de resolver o problema dos inexistentes contentores de lixo no bairro alto, proíbe-se a venda de bebidas. A mediocridade no seu explendor.

Anónimo disse...

> esplendor

Anónimo disse...

será preciso obrigar as lojas a fechar? porque não proibir apenas a venda de alcool? onde vou arranjar fraldas a meio da noite?

Xico205 disse...

Anónimo disse...
será preciso obrigar as lojas a fechar? porque não proibir apenas a venda de alcool? onde vou arranjar fraldas a meio da noite?

11:12 PM

--------------------------

Concordo, como em Portugal é moda copiar tudo o que se faz no estrangeiro, porque eles lá é que sabem pensar e fazer bem, nós somos uns burros que se não copiarmos não sabemos fazer nada, há que proibir a venda de alcool porque essa medida é usada desde sempre no mundo árabe. Se eles proibem o consumo de alcool é porque o alcool faz mal logo só tem é que ser proibido. Mais nada. No entanto as cada vez mais lojas de droga podem ficar abertas porque na Holanda tambem estão. Os saloios dos portugueses só têm é que se habituar à moda e deixarem de beber alcool e consumirem droga porque é muito mais fashion e é uma moda com barbas na Holanda, esse país modelo que há que copiar em tudo. O próximo passo de Portugal tem que ser explodir com as montanhas todas para ficar plano como a Holanda. Não tarda nada está aqui alguem muuuuuuuito evoluido a argumentar que nos países evoluidos da Europa central contam-se pelos dedos as cadeias montanhosas, e que Portugal tem que se desfazer rapidamente delas, porque os países do terceiro Mundo como o Afeganistão, Marrocos e a Colombia é que usam disso.