29/11/2011

O Vereador que passou a aprovar directamente "por despacho" ... sem ir a Reunião de Câmara …

Manuel Salgado passou a aprovar casos de demolição de Património Arquitectónico insubstituível , que constituem verdadeiro crime … por despacho directo … evitando assim … possiveis confrontos e críticas …
Alguma vez passaria pela cabeça de um Parisiense ( Hector Guimard – Arte Nova ) ou de um Belga ( Victor Horta – Arte Nova – Bruxelas) de cometer tal crime em Novembro de 2011 ?
Em Lisboa continua a ser possível !!
António Sérgio Rosa de Carvalho.


Castel Belanger, Hector Guimard, Paris


Rua Camilo Castelo Branco, 25
"uma vez que a informação prévia que conduzirá à destruição dos interiores da moradia do nº 25 da Rua Camilo Castelo Branco, e construção de um edifício de vários pisos e esventramento do subsolo, já foi aprovada por despacho do Sr. Vereador do Urbanismo no passado dia 2 de Nov. 2011."



5 comentários:

Anónimo disse...

Logo à noite o Zé vai denunciar essa pouca vergonha em directo no telejornal do Crespo.

Eu acredito.

Anónimo disse...

Achei muito interessante o paralelismo que o autor do post fez entre o Castel Belanger e esta vivenda...
É vergonhoso e sintomático de um profundo défice humano e civilizacional, este inexplicável crime que vai ser cometido contra as sobras do patrimonio Fin de Siécle da cidade de Lisboa.
Estive este Verão em Paris e deliciei-me a passear por Auteuil, Bairro onde se situa o Castel Belanger, conhecido pelos magnificos predios de rendimento Art Noveaux (tenho uma foto igual à publicada com o portão de ferro do edificio).
Entristece-me e enoja-me imenso ver esta gente com formação em arquitectura delapidar o patrimonio em nome da corrupção.
O vereador Manuel Salgado (espero que tenha um dia aquilo que merece) deveria ter umas aulas de humanismo e de linguagem estética, e deixar de ser um pobre de espirito e de ideias como me parece que está a ser, indo a Paris visitar o Castel Belanger e outros magnificos exemplos da arquitectura inicio do século XX.
Há alguem caridoso que pegue no dito vereador e no presidente da câmara os leve a paris e os ensine a serem uns primatas um pouco mais evoluídos????

Anónimo disse...

como é que no mesmo mês em que celebram o centenário do Ressano Garcia (que melhor ou pior sempre tinha algum cuidado urbanístico) aprovam a demolição deste edifício??? é altura de perguntar, celebrações para quê? e para quem? se não aprendemos nada, não vale a pena...

Anónimo disse...

O problema para além da incultura é o
dinheiro a supremacia do dinheiro.

Laura Garcez disse...

Concordo com tudo o que é dito aqui. Adava na net à procura de uma porta Arte Nova em Lisboa para pôr no Pinterest e dou com isto. Revirou-se-me o estômago. Por estas e por outras é que somos a cauda da Europa e não só do ponto de vista geográfico. Tudo isto devido a tudo que é referido acima: ignorância, tacanhez, ignorância e compadrio.