04/05/2012

Fachada neo-gótica em demolição! Então, como é?

Segundo veio a público por alturas da aprovação pela AML do Plano de Pormenor da Boavista Nascente (http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=504692&tm=6&layout=121&visual=49), foi então declarado pelo Vereador do Urbanismo que a fachada neo-gótica da antiga fábrica de gás da Boavista (foto acima) seria preservada ainda que não naquele local, mas que a EDP se teria comprometido a preservá-la. Pois, bem, encontra-se neste momento já visivelmente demolida do lado nascente pelo que a sua demolição integral será um facto consumado dentro de pouco tempo. Isto é assim, agora, é?

9 comentários:

Anónimo disse...

Pedimos desculpa.
Como é possível darem notícias sobre o betão que pretendem implantar na Paisagem do Jamor, com o Estádio para o Estoril Open. O Rossio não cabe na Rua da Betesga. Mais construções para o Futebol. Por favor interroguem os Paisagistas. Como é possível não encontrarem até Cascais de um espaço onde se possam criar vias de acesso e todas as condições para o evento.
Não param os erros.
Por favor salvem aquela Paisagem.
A Biodiversidade tem sido destruida pelo Campo de Golfe em construção. Passa por ali uma Ribeira que ainda não tiveram a coragem de a desviar.
Ajudem por favor.

Anónimo disse...

O verdadeiro "crime" foi cometido à alguns anos atrás, quando destruíram o edifico e deixaram só a fachada, que esta a ser demolida agora. Infelizmente desaparece o que restava de um edifício que era um dos emblemas daquela zona da cidade Lisboa
Enfim o povo de mente mole pacóvia continua indiferente enquanto o seu património desaparece. O futebol, os centros comerciais, as novelas,as roupas de marcas e os seus problemazinhos pessoais é que interessam, que tristeza....

Anónimo disse...

A ideia com que fiquei ao por ali ter passado é que devem ficar uns pequenos resíduos para demonstrarem a consideração salgada que por aquelas fachadas existe na cmL.

Mas acredito que o Zé que fazia falta só deixe passar essa destruição por cima da sua anafada barriga.

Julio Amorim disse...

O resumo do anónimo das 11:47 entre "enfim e tristeza" disse tudo que havia a dizer....

Anónimo disse...

Santa ignorância. A fachada não é o que resta de um edifício, mas um cenário que foi construido para tapar as instalações fabris anteriormente existentes.

Anónimo disse...

Mais uma do anónimo das 12:18. Continua a ser uma fachada e continua a estar relacionada com aquele edifício. Que tristeza que este anónimo não tenha capacidade para entender os comentários dos outros membros assim como o assunto em si, em vez disso interpreta-os à sua maneira, menciona o que toda a gente já sabe e ainda insulta. Tudo isto para justificar a sua classe e opinião que passam pelo tipo de comentário de "troll" e que não acrescenta nada a esta discussão...

António Rosas disse...

Acho que já e bem conhecido por todos que o terreno existente por de trás da fachada era uma fabrica.
Mesmo não existindo uma relação arquitectónica entre os dois e sendo a fachada um cenário único para tapar as instalações fabris, não deixa de fazer parte do terreno em questão, sendo efectivamente a sua fachada, acho que ninguém mencionou o contrario, anónimo das 12:18.
Agora o que entristece é a falta de visão e planeamento para transformar aquele espaço e as suas potencialidades em um projecto que podia ser muito interessante para a cidade.

Anónimo das 10:34AM disse...

Rebate falso:

Pareceu-me que aquela mangífica fachada com os arcos neo-góticos pudesse escapar, ao menos em parte, pois foi deixada para o fim da demolição.

Mas não: passei lá hoje e VEIO TUDO ABAIXO.

Uma selvajaria e uma bimbalhada sem limites.

disse...

Cai tudo em cima do anónimo das 12.18 e ninguém se dá ao trabalho de ler o comentário a que ele se refere, o das 11.47.

O edifício sempre foi apenas uma fachada, há fotografias do interior com burros lá dentro entre as fornalhas num deprimente cenário fabril-quasi-medieval. Mas que eu lesse ninguém aqui pôs em causa o inegável valor arquitectónico da fachada neogótica, que agora se assassinou.