16/05/2007

Electricos para Lisboa (3)



Tendo em conta os planos de expansão do Metro, é, seguramente, uma boa altura para falar seriamente sobre a (re)introdução de linhas de eléctrico em Lisboa, não apenas por questões ambientais mas também, conjunturais, dadas as restrições económicas e por as linhas de electricos serem menos dispendiosas que o metropolitano.



Tendo em conta os traçados do Metro, a reactivação da Linha 24 seria seguramente a concretização de uma verdadeira circular das colinas, pois serviria grande parte da Lisboa histórica e os bairros envolventes mais recentes (meados do sec XX), que começam a agora a degradar-se e a necessitar de intervenção rápida.



Com a já existente linha 15, que vai até à Cruz Quebrada, deveria retomar-se a discussão de uma linha de elctrico que sirva os suburbios ocidentais da cidade (Algés, Miraflores, Carnaxide, Alfragide) que neste momento se posicionam como uma das zonas do país mais dinâmicas e onde o centro empresaria de Lisboa se começa a deslocar.



Nesse sentido, uma linha que se prolongue deste o concelho de Oeiras até à Amadora e a Odivelas permitiria a ligação destas cidades e o interface com o Metro que já chega àquelas cidades e colmataria a rede de transportes públicos da zona, digna do terceiro mundo.



No lado oposto, o aproveitamento do canal ferroviário paralelo à Avenida Infante D. Henrique seria ideal (não só em termos de custos) para fazer a ligação do Metro em Santa Apolónia até ao Oriente, potenciando o crescimento de uma das zonas mais abandonadas e carenciadas de Lisboa, mas também apontada como um dos últimos redutos de crescimento e de potencial Lisboeta, servindo os subúrbios norte de Moscavide, Sacavém e Portela.



Conjugando com a já aqui proposta ligação Ocidente, Oriente, pelas vias rápidas do centro da cidade, a expansão ja programada do Metro, teríamos uma verdadeira rede de transportes citadinos europeia.



São apenas ideias...

6 comentários:

Anónimo disse...

Muitas das vias desactivadas ainda existem, visto que apenas as taparam com alcatrão, nomeadamente na Avenida Afonso III, e em parte do percurso até ao Poço do Bispo.

Nuno Santos Silva disse...

Boa!
Precisamos é de ideias para fazer crescer a nossa cidade enquanto cidade!

Paulo Ferrero disse...

Exactamente. Em breve, teremos que reunir estas ideias todas sobre eléctricos, sistematizá-las, etc. Poderemos tb lançar uma petição para a reactivação de 1-2 delas. K acham?

Anónimo disse...

Estava mesmo a pensar nisso.

Gostaria de lançar a ideia de uma petição para, pelo menos, reactivar linhas de electríco e, com isso, lançar o debate para a criação de novas.

Mas, a compilação de ideias e propostas seria a "pedra de toque" imprescindível para não deixar morrer a ideia.

Paulo Ferrero disse...

Hugo, Nuno, Carlos, aparecem daqui a pouco no Cp.Pq.? Podíamos falar lá ...

César disse...

«Muitas das vias desactivadas ainda existem, visto que apenas as taparam com alcatrão...». É verdade, embora já não sejam assim tantas as tapadas com alcatrão, porque foram retirados troços significativos. Mas há um troço que não está cortado nem tapado, está bem à vista e, num dos extremos, nas Amoreiras, até tem as agulhas de entrada e saída no percurso do 24. É o troço Amoreiras-Campo de Ourique-Rua Ferreira Borges. Reactivado, permitiria uma linha de eléctrico "de bairro", como se fazem com os autocarros, Estrela-Príncipe Real, via Poço dos Negros-Rua de São Bento. Uma versão "curta" da velha circulação 29-30. Era giro... Como também era giro reactivar e dar algum uso ao pequeno troço, com os carris já muito gastos mas também sem alcatrão, da Avenida que já foi "das Cortes" e hoje é "Dom Carlos I".