15/05/2007

O logro ou alienação dos ditos mestres:

Os ditos Mestres da arquitectura querem-nos convencer que pensaram em tudo, tal como o Siza "o do norte" quando acabou com a perspectiva da Rua Vítor Cordon ao construir o prédio no meio da rua, ver fachada de azulejos oblíqua em relação ao eixo da Rua Vítor Cordon.


O "siza do sul" faz o mesmo erro ao construir obstruindo as perspectivas sobre o rio.

Mais ridículo ainda é pretender construir uma praça voltada para o rio, para os Lisboetas!

Que arrogância, ò sua taínha do Tejo não percebeu que praça do rio só pode ser o Terreiro o Paço e qualquer outra fica ridícula?

Ficamos muito sensibilizados pela sua pretensão mas há de concordar que não era preciso, estávamos, servidos.


Mas não ficamos por aqui, queria agradecer-lhe por recuperar a ideia do portão em arco, vindo directamente da revolução industrial, era importante recuperá-lo, pois a imagem estava no nosso imaginário fez bem em recuperar. No fundo sublinhou bem forte a ideia da forma mesquinha e antiquarista que em Portugal se tem do património, muito revivalista e conservadora, diria mesmo quase a exemplo do que se fez no Estado Novo.


Queria também agradecer-lhe pela bela esquina muito contemporânea a rasgar o rio, qual monumento aos descobrimentos aquilo é que é, como um barco a entrar pelo rio a dentro.



Infelizmente e com muita pena minha, o mestre avança a passos largos "prend la retraite", como quem diria em francês, ou seja em bom português e para todos comprenderem toma a retrete.

Gonçalo Cornelio da Silva, M.Arch.D.U

4 comentários:

Anónimo disse...

E se se faz isto junto à praça do comércio, significa que nada neste país está a salvo.

Anónimo disse...

depois da vaca cornélia, o boi cornélio
podia fazer as mesmas críticas sem a má criação, e já agora dispensa-se pesporrência do MArchDU (marchou, ficou marchado?)

Anónimo disse...

Para ficares a saber tenho muita honra no meu nome, nome de bravos militares que esses marcharam e defenderam a minha pátria.
Quanto à bicharada, enganas-te sou Touro de zodiaco e Bufalo no chinês.
Quanto ao MArchDU, provêm de Master of Architectural Design and Urbanism, feito com bolsa de Estudos da University of Notre Dame EUA, e ainda da FCG e FLAD,
e para ficares a saber tudo com A.
A má criação é falta de coragem de assinar anónimo, e de quem se faz passar por aquilo que não é.
O autor do texto, (GCS).

Anónimo disse...

Se percebi bem trata-se da nova sede da agência europeia de segurança marítima...
Pior trata-se de um edifício que objectivamente não vai servir a cidade e será no seu uso um bunker securitário de que os indígenas não se poderão aproximar a menos de 50 metros.
Grande valorização do rio! Viva Portugal!