12/09/2007

Lisboa: Radares rendem 128 mil euros por dia em multas

In Diário Digital (12/9/2007)

«As multas por excesso de velocidade nas estradas de Lisboa já renderam aos cofres da Câmara Municipal de Lisboa e ao Estado 6,8 milhões de euros desde a entrada em funcionamento dos radares, a 16 de Julho, indica esta quarta-feira o Diário de Notícias. Entre 16 de Julho e 6 de Setembro, foram detectados 92.772 condutores em excesso de velocidade, o que dá uma média de 1.750 infractores por dia. Os 6,8 milhões em multas representam uma média diária de mais de 128 mil euros.

O jornal, com base em dados da Polícia Municipal, refere, contudo, que falta apurar quantas dessas multas já foram efectivamente cobradas. (...)»

Pois, porque segundo sei 90% dessas multas não são pagas, mas antes amontoadas numa pilha que qualquer dia irá para indulto presidencial ... assim, não só os radares estão mal colocados, uns, mal calibrados, outros, como não gerem receita alguma, a qual, convém aqui dizer, é uma forma de «engenharia financeira» da CML bastante polémica, para não dizer mais.

4 comentários:

Anónimo disse...

Os radares ainda vão dar que falar...
Primeiro foram mal colocados sem critério técnico. Depois afinal não tinham sido homologados pelas autoridades e tiveram de ser retirados já depois de terem gasto dinheiro. A seguir não tinham autorização da entidade competente e tiveram meses à espera. Agora sabe-se que não há capacidade para cobrar as multas.

Tudo isto porque a câmara esteve sujeita a uma gestão sem líder e aos caprichos de uma vereadora que a única coisa que fez foi este lindo serviço. Para quem andou à procura de uma marca para deixar, o que deixou foi uma nódoa...

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas o que é que defendem aqueles que dizem que os radares estão mal localizados?

Que é possível ultrapassar os limites de velocidade sempre que nos apeteça?

Admito que os radares possam estar nos sítios errados, mas o problema poderá estar nos limites de velocidade estabelecidos para algumas vias.

Conteste-se, então, o limite de velocidade que os radares estão a controlar.

Prolongamento da Av. dos Estados Unidos, sem atravessamentos pedonais, com 50 Km/hora?

Tiago R. disse...

"Prolongamento da Av. dos Estados Unidos, sem atravessamentos pedonais, com 50 Km/hora?"

É claro que sim! Quem quiser andar circuitos de corridas vá ao autódromo do Estoril ou compre uma playstation!

O erro está justamente no facto de não haver atravessamentos.

Anónimo disse...

A tiago r.

A modos da antiga escola primária, eu impunha-lhe um pequeno castigo para ver se era capaz de aprender a lição: Fazer 50 vezes o percurso sem ultrapassar os 50 Km por hora, e não só no local do radar, mas em toda aquela Avenida, desde a rotunda em Chelas até à Av. Almirante Gago Coutinho. Lembre-se que não pode ir a 50, porque você parece ser um condutor cuidadoso: por isso deve ir a 40 ou 45 para olhar prá estrada em vez do conta-quilómetros.

Zé da Burra o Alentejano