29/10/2007

Bairro Azul: uma oportunidade a não perder!

Exmos. Senhores,

Presidente CML - Dr. António Costa
Vice-presidente CML – Dr. Marcos Perestrello
Vereador Urbanismo – Arq. Manuel Salgado
Vereador do Ambiente e Espaços Verdes – Dr. José Sá Fernandes
Vereadora da Cultura – Drª Rosália Vergas
Presidente Junta F.S.S.Pedreira – Sr. Nelson Antunes

c.c.
Administração El Corte Inglês – Sr. Angel Vaca

OBRA DO METRO - BAIRRO AZUL INTEGRADO NA ESTRUTURA VERDE DA CIDADE
UMA OPORTUNIDADE A NÃO PERDER

O Bairro Azul é um bairro art déco e modernista que permaneceu praticamente intacto ao longo dos últimos 70 anos e que está actualmente com o estatuto de conjunto “em Vias de Classificação”.

Rodeado de grandes equipamentos: El Corte Inglés, Mesquita Central de Lisboa, Clínica dos SAMS - Serviços de Assistência Médico-Social do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, Escola Marquesa de Alorna, Reitoria e Faculdades da UNL, Banco Totta/Santander, Banco Popular, Teatro Aberto, hotéis da Av. José Malhoa, etc., o Bairro Azul é percorrido diariamente por milhares de pessoas.

O Bairro Azul é também invadido diariamente por milhares de automóveis que perturbam a vivência do Bairro e destroem a qualidade de vida de todos quantos aqui vivem.

O Bairro Azul tem na sua periferia dois dos mais belos jardins da cidade - o Parque da Fundação Gulbenkian e o Jardim Amália Rodrigues - e outros, menos conhecidos, casos do jardim do Palacete Leitão (SAMS) e do jardim do Palacete Ventura Terra/Mendonça (UNL), este último classificado e incluído no projectado e tão desejado “Corredor Verde”. No entanto, grandes eixos viários de difícil atravessamento pedonal (Av. António Augusto de Aguiar e Rua Marquês de Fronteira) isolam o Bairro desses espaços.

Está neste momento a decorrer no Bairro Azul uma grande obra do Metropolitano de Lisboa E.P., co-financiada pela Comunidade Europeia. O projecto de requalificação urbanística/paisagística de toda a área da frente do Bairro, desde a Av. António Augusto de Aguiar até à Rua Marquês da Fronteira (Palacete Ventura Terra/Mendonça), é da responsabilidade desta empresa pública.

A presente oportunidade deve ser aproveitada pela Câmara Municipal de Lisboa para repensar o futuro do Bairro e a sua vocação actual num contexto mais global. O projecto de requalificação urbanística/paisagística que for aprovado deverá valorizar não só o Bairro mas toda aquela zona da cidade.

Por uma questão de coerência de critérios, há muito que a Comissão de Moradores do Bairro Azul solicitou ao Metropolitano de Lisboa E.P. que esse projecto fosse elaborado pela equipa do Arq. Ribeiro Telles, a mesma que projectou o Parque Gulbenkian, o Jardim Amália Rodrigues e o “Corredor Verde”.

Liberto do trânsito automóvel excessivo, o Bairro Azul deverá ser um espaço eminentemente pedonal, um espaço de pausa para os milhares de visitantes que todos os dias o cruzam, integrado na estrutura verde da cidade, através da criação de trajectos com condições de conforto e segurança que façam a ligação a todos os jardins que o rodeiam.

Aproveitando a oportunidade criada por esta grande obra do Metropolitano de Lisboa E.P., cuja conclusão está prevista para o final de 2008, a Câmara Municipal de Lisboa e o Metropolitano de Lisboa E.P. darão nova vida a um bairro residencial com valor patrimonial e valorizarão de forma significativa a estrutura verde da cidade.

P´la Comissão de Moradores do Bairro Azul

Ana Alves de Sousa / Edgard Piló

1 comentário: