30/10/2007

CML/sessão pública dia 31/ Prop.406/2007/ URGENTE

Ex.mo Senhor Vereador,
Arquitecto Manuel Salgado


Consta da Ordem de Trabalhos nº 9 para a reunião de Câmara pública do dia 31 de Outubro, a Proposta 406/2007, a provar o projecto de arquitectura de licenciamento de obras de construção de um edifício novo sito na Av. da Liberdade, nº 238/Rua Rodrigues Sampaio, n.º 91, que constitui o processo nº 215/EDI/2007, nos termos da proposta;

Recordamos que o edifício em causa mantém telões anunciando obras coercivas por parte da CML, desde o mandato do Dr.Pedro Santana Lopes.

O projecto em causa, pelo que sabemos, comportará a construção de um hotel da cadeia Hyatt, com ampliação das cérceas em 4 andares acima do edifício actual, com esventramento do logradouro traseiro, e abertura atentará contra a estética não só da Avenida da Liberdade (dando seguimento ao péssimos precedentes já consentidos na zona), como implicará o desfigurar da estética e da harmonia da Rua Rodrigues Sampaio, que importa preservar.

Achamos também que o projecto de hotel nem sequer é particularmente atractivo em termos de oferta hoteleira da zona, é particularmente brilhante em termos de aproveitamento das mais-valias do edifício. Cremos que é escandaloso o parecer positivo do IGESPAR, argumentando com o precedente em termos de autorização dada a outros casos para que se aumentassem as cérceas.

Apelamos, por isso, a V.Exa., para que a CML chumbe este projecto, iniciando procedimentos para que o proprietário cumpra a lei, isto é, reabilite o prédio, que está há demasiados anos sem ser recuperado. É tempo de dar o exemplo.

Na expectativa de uma decisão acertada da CML, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Virgílio Marques e Sofia Vilarigues
Cc. Vereação

2 comentários:

Ant.º das Neves Castanho disse...

Apoiado! Boa sorte!!

Paulo Ferrero disse...

Este ponto foi retirado da agenda da última sessão de CML pelo que há esperança que tudo seja corrigido antes que seja tarde.