29/10/2007

Palácio dos Andrades : Cidadãos de Lisboa denunciam demolição

In Sol Online (29/10/2007)
Por Margarida Davim

«O Fórum Cidadania Lx critica o que diz ser um «projecto medíocre» que implicará a escavação da cave do Palácio dos Andrades, no Bairro Alto, para a construção de um estacionamento subterrâneo. As alterações ao Palácio dos Andrades são, para para o Fórum Cidadania Lx, «uma intervenção urbanística ao estilo ‘Convento dos Inglesinhos’.

O movimento de cidadãos diz-se preocupado com o futuro daquele edifício histórico, já que na semana passada entrou na Câmara de Lisboa um pedido de demolição, para escavar a cave do palácio e construir um estacionamento subterrâneo.

«Preparem-se porque em breve a escadaria monumental barroca, pórticos, os telhados em tesoura e tudo o mais que ainda resta de valor vem abaixo», alerta Fernando Jorge do Fórum Cidadania Lx.

Fernando Jorge explica que «além da questão das águas/solos, põe-se mais uma vez o problema da destruição de património arqueológico», que poderá ser posto em causa pela operação de escavação.

A localização do Palácio dos Andrades também é motivo de preocupação para o Fórum Cidadania Lx: é que o edifício está entre dois imóveis classificados, o Palácio Ludovice e a Igreja de São Roque.

Assim sendo, quaisquer obras de demolição constituem um risco acrescido para estes dois edifícios históricos. O Palácio dos Andardes – também conhecido como Palácio Cunha e Meneses, ou dos Lumiares – foi erguido em 1703 e encontra-se em avançado estado de degradação, estando actualmente a ser transformado num hotel de charme.

Uma transformação que, segundo Fernando Jorge «poderia ser uma boa notícia para a cidade», caso fosse impedida a construção de um parque subterrâneo.»

2 comentários:

Anónimo disse...

Interessante mesmo, é que não vi a cidadania afirmar-se com a mesma veemência contra o apodrecer daquilo que lá está.

Anónimo disse...

esteja entao mais atento e vai ver como a cidadania existiu, existe e vai continuar a existir para denunciar o abandono do patrim]onio de Lisboa.